27 de Abril de 2015

Devoção do Senhor do Bonfim completa 270 anos

Neste domingo também houve a posse de irmãos, entrega de medalha, apresentação do estandarte e lançamento de cd e de selo pelos Correios


A missa das 7h30 deste domingo (26) do Bom Pastor foi celebrada por um motivo mais do que especial e importante para a Bahia, para o Brasil e o mundo: no último dia 18 de abril completaram-se os 270 anos da Devoção do Senhor do Bonfim.

“Aqui, na nossa Basílica Santuário, comemoramos hoje os 270 anos da imagem venerando do Senhor do Bonfim, ocorrida no dia 18 de abril, e da fundação da Devoção do Senhor do Bonfim, irmandade criada por Teodósio de Faria, capitão de mar e Guerra, que trouxe a imagem do Senhor do Bonfim de Setúbal, Portugal e construiu este templo. A Devoção foi criada para perpetuar o culto ao Senhor do Bonfim, zelar, proteger e administrar esta Basílica; conservar, dinamizar e manter, em atividade, o museu de ex-votos; administrar e manter o centro comunitário; promover o desenvolvimento da evangelização e da catequese; desenvolver e estimular vínculos de amizade, fraternidade e socialização entre os seus membros, despertando sentimentos de recíproca solidariedade. Parabenizamos os irmãos que cumprem sua missão para que a Basílica seja mais acolhedora, particularmente o corpo de dignitários. Muito obrigado por tudo. Queremos agradecer pela sacrossanta imagem do crucificado”, disse o reitor padre Edson Menezes da Silva.

“A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado. Nós, padres, diáconos, funcionários e voluntários temos o compromisso de revelar que a misericórdia de Deus é uma grande luz de ternura. Parabéns para a Devoção do Senhor do Bonfim; Parabéns para todo povo baiano que cultiva, como um precioso tesouro, a devoção ao amado Senhor Bom Jesus do Bonfim, que aqui do alto desta Colina Sagrada, olha, cuida, protege e livra a cada um de nós de todo mal”, finalizou. 

No final da missa também houve a posse de três irmãos: Cláudio Moras Garcia, João Washinton Adrea Bastos e José Antônio Morgira Icó da Silva. Além disso, Nelson José de Carvalho recebeu a Comenda da Ordem ao Mérito do Senhor do Bonfim. Antes de entregar a medalha o 1º procurador Fernando José Máximo Moreira disse: “Entregamos essa medalha devido a fervorosa fé e devoção ao Senhor do Bonfim, assim como sua assiduidade nas missas, novenas e pela sua divulgação da Devoção do Senhor do Bonfim”. Nelson José, já obtendo o grau de comendador, falou emocionado: “É uma honra receber essa medalha. Me sinto muito feliz. É uma medalha linda e que representa o meu amor e de minha família ao Senhor do Bonfim. Tudo que tenho na vida devo a Ele”.

Após a missa todos seguiram para o auditório do Centro Comunitário para acompanhar o lançamento do selo comemorativo pelos Correios, com a presença dos diretores da Devoção, Artur Napoleão de Carneiro Rêgo, juiz, Francisco José Pitanga Bastos, 1º tesoureiro, Jorge Nunes Contreiras, 1º escrivão, Fernando José Máximo Moreira, 1º procurador, Thomaz Gonçalves de Jesus Neto, 2º tesoureiro, do reitor da Basílica Santuário, padre Edson Menezes da Silva, do diretor regional dos Correios na Bahia, Cláudio Moras Garcia, e de irmãos, funcionários e convidados. “Este momento se reveste de grande satisfação, em que comemoramos os 270 anos da Devoção, que ao longo desses anos cumpre fielmente o que começou com o seu fundador. É um segundo reconhecimento dos Correios pela Devoção. O primeiro foi com o selo comemorativo dos 250 anos. A nossa Devoção é responsável pela difusão e perpetuação do culto ao Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Guia”, disse o juiz.  




Crédito: Anna Carolina Lima


Nenhum evento encontrado!