05 de Janeiro de 2018

Livro sobre a Lavagem do Bonfim será lançado na próxima terça-feira (09)

Lavagem do Bonfim - formas de reportar - é de autoria do fotógrafo e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Atílio Avancini


Livro sobre a Lavagem do Bonfim será lançado na próxima terça-feira (09)

A Festa do Senhor do Bonfim já começou e entre as atividades que marcam as comemorações está o lançamento, em Salvador, do livro Lavagem do Bonfim – formas de reportar -, do fotógrafo e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Atílio Avancini. O evento acontece na Vila Criativa, no espaço Casa dos Romeiros, ao lado da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, na próxima terça-feira (09), às 17h.

No livro, Atílio Avancini faz um relato fotográfico e textual da maior festa religiosa da Bahia, dando continuidade a estudos iniciados por ele há 15 anos. As lentes do fotógrafo captam a beleza e magia da Festa do Senhor do Bonfim e a participação dos fiéis, com imagens em preto e branco, revelando a essência dessa manifestação cultural e religiosa.

O livro traz 80 imagens de sete festas entre 1994 e 2009. Segundo o autor, o objetivo do livro é valorizar a cultura popular e a religiosidade genuína da gente brasileira, fomentando a paz e a cidadania. Reporta-se uma tradição cultural-religiosa de 263 anos, inaugurada em 1755. 

Novena

A Novena da Festa do Senhor do Bonfim teve início na última quinta-feira (04). As comemorações se estendem até o dia 14. A festa de 2018 tem como tema: “Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim” e o lema “Quem dizes os homens ser o Filho do Homem (Mt 16,13)”, que serão desdobrados em subtemas para cada noite da Novena.

A programação da Novena se repete até o dia 10. No dia 11 (quinta-feira), acontece a tradicional Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim e neste dia será realizada a Caminhada Lavagem de Corpo e Alma, que sairá às 8h da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Os fiéis conduzirão o andor até a Colina Sagrada.

A Novena será retomada no dia 12 (sexta-feira), sendo repetida no sábado. No dia 13, terá a tradicional apresentação dos Ternos de Reis, à noite. Dia 14, domingo, será o dia maior da festa, com Missa Solene, às 10h, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.



Nenhum evento encontrado!