24 de Abril de 2018

Bahia será sede de congresso brasileiro sobre turismo religioso

Cases no País e atrativos baianos que movimentam setor serão discutidos de 9 a 12 de maio

Bahia será sede de congresso brasileiro sobre turismo religioso

A Bahia será sede da primeira edição do Congresso Brasileiro de Turismo Religioso. O evento ocorrerá nos dias 9 a 12 de maio, em Salvador, no Fiesta Convention Center (Itaigara), e vai reunir empresários, agentes pastorais, profissionais, representantes governamentais e de instituições que atuam no setor para discutir sobre o potencial competitivo deste mercado no Brasil e no Estado em torno do tema “Turismo Religioso, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site www.congressoturismoreligioso.com.br.

Organizado pela Pastoral de Turismo da Arquidiocese de Salvador, o congresso também tem como objetivo divulgar a atratividade dos destinos religiosos baianos e partilhar conhecimento sobre as melhores formas de promover empreendedorismo e sustentabilidade nesta atividade. Na programação, análises de casos e mesas redondas trarão para debate a mecânica de pólos turísticos do País que têm a fé como motivação, a exemplo de Belém do Pará, com o Círio de Nazaré, e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, que atrai anualmente 12 milhões de visitantes.

“Proporcionaremos um grande fórum para troca de experiências, de oportunidade de negócios e de evangelização. Teremos acesso ao que acontece em outros Estados e vamos oferecer aos congressistas o que a Bahia tem a oferecer. Tudo isso com possibilidade de geração de desenvolvimento sustentável e de cultura de paz”, disse Padre Manoel Filho, coordenador geral do evento e da Pastur. Os atrativos baianos e de Salvador também terão espaços próprios para discussão, com participantes de peso como a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, e o historiador Francisco Senna.

Outros palestrantes de referência também integram a grade científica, tais como o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani João Tempesta; o diretor de Marketing e Novos Negócios do Santuário Nacional de Aparecida (SP), Marcos Spalding; o coordenador de Planejamento das Políticas de Turismo do Pará, Ivaldo das Dores Silva; o reitor do Santuário Nossa Senhora Salete (Caldas Novas – Goiás), padre Daniel Aguirre, o Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, que fará a palestra magna de encerramento sobre o turismo religioso e os caminhos para a promoção humana integral.

O Congresso Brasileiro de Turismo Religioso tem os apoios da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo na Bahia (Fecomércio-BA), Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  Associação Baiana dos Agentes de Viagens (ABAV), Associação Baiana da Indústria Hoteleira (ABIH), Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e Sebrae.

Durante toda a programação, estará ocorrendo também a Feira de Turismo Religioso, com expositores do setor de todo o País, na área externa do auditório. Já estão confirmados como participantes a Catedral Viagens e Turismo, SESC/Sebrae, Universidade Católica do Salvador, entre outros. Cerca de R$ 15 bilhões são movimentados na economia nacional anualmente com o turismo religioso, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo. Mais informações no site:www.congressoturismoreligioso.com.br.

O que: Congresso Brasileiro de Turismo Religioso

Datas: 9 a 12 de maio de 2018