06 de Junho de 2018

Vila Criativa promove a Exposição Santos Juninos

Mostra acontece de 08 a 30 de junho na Casa dos Romeiros, em frente à Praça da Basílica do Bonfim

Vila Criativa promove a Exposição Santos Juninos

Pelo terceiro ano seguido, o Projeto Cultural Vila Criativa apresenta a Exposição Santos Juninos na Colina Sagrada, com trabalhos de 13 artistas retratando a fé popular nos Santos Antônio, João e Pedro, comemorados no mês de junho. O objetivo é resgatar as origens e tradições do povo nordestino, suas representações regionais, memória e valorização do patrimônio artístico e cultural em suas diversas linguagens. A abertura acontece na próxima sexta-feira (08), às 10 horas, no imóvel número 33, na Casa dos Romeiros, em frente à Praça da Basílica do Bonfim. A mostra segue até o dia 30 de junho, de sexta a domingo das 9h às 18h.

Vão expor suas obras, retratando a tradição e a religiosidade dos santos juninos os artistas Luiz Mário, Ed Ribeiro, Gerar, Petrina, Cláudia Reis, Joci Santos, Maria Anjos, Irlânia Mercês, Vane Correia, Jean Marcos, Xênia Pinheiro, Edna Marta e Raquel Santo Fuxico. Além deles, será montada uma instalação com a participação do escultor e entalhador pernambucano, Jairson Rocha, que tem mais de 30 anos de carreira e vai esculpir um Santo Antônio durante a exposição.

Segundo a organizadora da exposição, Simone Reis, o objetivo é promover o diálogo entre as artes, tradição e cultura popular, mostrando o trabalho de artistas entusiastas dos fazeres da fé. “No Nordeste brasileiro principalmente, estes santos são reverenciados e têm enorme importância para comunidades católicas e mesmo de cultos afro-brasileiros. É a fé retratada de forma artística”. O público contará ainda com a opção de comida regional no Espaço de Artesanato e Gastronomia da Vila Criativa, que servirá pratos como sarapatel, manisoba, carne do sol, bolos de aimpim e carima, mingau de milho, mungunzá, amendoim, milho cozido, além do licor Artesanal do Palácio do Licor.

Os Santos

Acredita-se que a tradição das festas juninas tenha origem no século XII, na França, com a celebração dos solstícios de verão, vésperas do início das colheitas. No hemisfério sul, na mesma época, acontece o solstício de inverno. Como aconteceu com outras festas de origem pagã, esta também foi adquirindo sentido religioso introduzido pelo cristianismo, trazido pela igreja católica ao Novo Mundo.

A comemoração das festas juninas é certamente herança portuguesa no Brasil, registra-se 400 anos, acrescida ainda dos costumes franceses que a elas se mesclaram na Europa. O ciclo das festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de junho, Festa de Santo Antônio; 24 de junho, São João; e 29 de junho, São Pedro.

Santo Antônio nasceu em Lisboa. Segundo os portugueses, a ação de Santo Antônio era fundamental na guerra e seu nome funcionava como arma contra perigos imbatíveis. No Brasil seu papel de militar foi importante, também, dadas as inúmeras guerras e revoltas durante as quais era invocado. Atualmente, Santo Antônio já não é mais cultuado como militar e sim, como casamenteiro e deparador de coisas perdidas.

A Festa de São João relembra São João ou João Batista, primo de Jesus, o homem que nasceu em 24 de junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", sugerindo que o caminho para isso é a meditação, a interiorização, a reflexão. Na Festa de São João existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor. São Pedro é conhecido como o guardião da porta do Céu. O Apóstolo, fundador da Igreja Católica, é considerado protetor das viúvas e dos pescadores, e é festejado no dia 29 de junho.

Reza de Santo Antônio

A Vila Criativa, no Bonfim, realiza nos dias 11, 12 e 13 de junho seu tradicional Tríduo de Santo Antônio. O início será sempre às 19h. A reza dá início aos festejos dos santos juninos.

Local: Espaço de Artesanato e Gastronomia Vila Criativa – Casa dos Romeiros, ao lado da Basílica do Bonfim.

Exposição Santos Juninos

Local: Vila Criativa -  Casa dos Romeiros, em frente à Praça da Basílica do Bonfim

Data: 08 a 30 de junho, das 9h às 18h

Artistas participantes: Luiz Mário, Ed Ribeiro, Gerar, Petrina, Cláudia Reis, Joci Santos, Maria Anjos, Irlânia Mercês, Vane Correia, Jean Marcos, Xênia Pinheiro Edna Marta e Raquel Santo Fuxico