08 de Novembro de 2018

4º dia da Semana Preparatória da Festa de Nossa Senhora da Guia

Maria, assunta aos céus

Ressaltar: que é um dos quatro Dogmas Marianos, a relação entre o Dogma da Imaculada conceição e o Dogma da Assunção de Maria aos céus.

Recordar: a definição de Dogma (Para Igreja Católica) - dogma é uma verdade de fé revelada por Deus.

"O dogma da Assunção indica que, que Maria foi elevada ao Céu de corpo e alma após sua morte. É o que a Igreja desde os primeiros séculos chama de “dormição” (Nossa Senhora da Boa Morte ou da Dormição).  Deus a ressuscitou e levou para o Céu. O Papa Pio XII, em 1 de novembro de 1950,  proclamou como dogma de fé, dizendo:

“Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo”. Portanto, o que acontecerá conosco (após a nossa morte e ressurreição), já aconteceu antecipadamente com Maria.

Diferença entre as palavras: Assunção e Ascensão.

Assunção - Significa que Maria, a Mãe do Senhor, foi elevada em corpo e alma pelo poder de Deus. É o que celebramos no dia 15 de agosto.

Ascensão significa voltar para o alto, Jesus que desceu do céu retorna ao Pai, é o próprio Deus que volta de onde saiu. É um que celebramos no domingo anterior a Pentecostes.

Afirma o Papa Francisco:

“A assunção ao céu, em corpo e alma, é um privilégio divino concedido à Santa Mãe de Deus por sua união particular com Jesus.” Trata-se de uma união corporal e espiritual, iniciada com a Anunciação e amadurecida durante toda a vida de Maria mediante sua participação singular no mistério do Filho [...].

“O corpo da Mãe foi preservado da corrupção, como o corpo do Filho”, assinalou.

A Assunção de Nossa Senhora ao Céu é, para nós que ainda vivemos, a certeza de que o Céu existe e é nosso destino.

A Assunção de Nossa Mãe ao céu é um sinal da nossa ressurreição.

A Assunção de Maria é a vitória da vida sobre a morte, da esperança sobre o pessimismo, do sofrimento sobre o prazer, da humildade sobre a soberba, do amor sobre o egoísmo, da pureza sobre a luxúria, da mansidão sobre o ódio, da bondade sobre a inveja, da solicitude sobre a preguiça… do bem sobre o mal."

Padre Edson Menezees

Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim