24 de Março de 2019

Participantes da Caminhada Penitencial foram acolhidos na Colina Sagrada

Milhares de fiéis percorreram os 8 km que separam a Basílica da Conceição da Praia da Mansão da Misericórdia, neste domingo (24)

A chuva que caiu sobre a capital baiana não desanimou os milhares de fiéis que participaram da 34ª edição da Caminhada Penitencial neste domingo (24). Antes da caminhada, foram celebradas três missas em pontos diferentes do percurso: na Conceição da Praia, nos Mares e no Lobato. Após as celebrações os fiéis peregrinaram até a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim carregando duas grandes cruzes.

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e os bispos auxiliares, Dom Marco Eugênio Galrão Leite e Dom Estevão dos Santos, caminharam junto com os fiéis. A Caminhada Penitencial é um gesto de reconhecimento da misericórdia de Deus que sempre é realizado no terceiro domingo da Quaresma.

Ao chegarem a Colina Sagrada, os peregrinos foram acolhidos pelo reitor da Basílica Santuário, padre Edson Menezes da Silva. “Quem os acolhe não sou eu, mas o Senhor do Bonfim. É o próprio Cristo que recebe você, meu irmão! Esta é sua casa, a Mansão da Misericórdia”, afirmou padre Edson. Toda a estrutura de acolhimento do Santuário estava de prontidão para atender aos peregrinos.

Dom Murilo e os bispos auxiliares também saudaram os participantes. “Muita gente pensou que não seria possível realizar esta caminhada hoje por causa da chuva. Mas, chegamos até aqui depois de uma bela caminhada. A chuva é, sem dúvida, as bênçãos derramadas por Deus”, considerou. Ao final, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim foi recebida pela multidão e entregue ao Arcebispo, que encerrou a caminhada com uma bênção solene. Os participantes puderam visitar a imagem do Senhor do Bonfim que está exposta do lado direito da Basílica.

Fotos: Gildo Lima

Fonte: Patrícia Luz