19 de Fevereiro de 2015

Arquidiocese de Salvador lança Campanha da Fraternidade 2015

Tema deste ano é Fraternidade: Igreja e Sociedade e como lema: “Eu vim para servir” (Mc 10, 45)

Arquidiocese de Salvador lana Campanha da Fraternidade 2015

Nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, a Igreja no Brasil lança a Campanha da Fraternidade 2015, que este ano tem como tema Fraternidade: Igreja e Sociedade e como lema: “Eu vim para servir” (Mc 10, 45). Na Arquidiocese de Salvador, o lançamento aconteceu durante uma coletiva de imprensa com o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, o Bispo Auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, o coordenador das pastorais sociais, padre José Carlos da Silva, e representantes do projeto Consolação e da Pastoral da Sobriedade.

Durante a coletiva, Dom Murilo falou sobre a relação entre Igreja e sociedade. “Que respostas concretas a Igreja procura dar? Em primeiro lugar internamente. Então, há pastorais e trabalhos religiosos voltados para os menores abandonados, para pessoas portadoras do vírus HIV/Aids, para os hospitais. Este olhar da Igreja é um olhar que parte da preocupação de Jesus Cristo pelos necessitados. Mas a Igreja sente também que deve olhar para fora de si”, afirmou.

Dom Murilo lembrou, ainda, que no mundo cada vez mais individualista, a Igreja tem uma resposta concreta: a da doação. “A gente quer que o cristão seja alguém que se ofereça, se doe, que tenha a ideia de uma consciência da busca do bem comum. Isso não é fácil porque há uma mentalidade que vai se infiltrando em cada um, que é buscar aquilo que lhe interessa. Então, a sociedade tem direito de contar com o apoio da Igreja. A Igreja está aí para servir. Jesus deixou claro que Ele não veio para ser servido, mas para servir e nós cristãos não podemos ser diferentes”, enfatizou.

Padre José Carlos aproveitou para falar sobre o Seminário da CF 2015, que aconteceu no dia 8 de fevereiro, e contou com a presença de 480 representantes de pastorais, movimentos, grupos. Na ocasião, os participantes refletiram sobre a importância da CF e se prepararam para serem multiplicadores do tema nas comunidades. “Nós promovemos o Seminário para fazer com que o tema não fique só no papel, mas para que os leigos comprem a ideia e comecem a refletir e a participar das comunidades com mais consciência, procurando uma mudança na sociedade, para que haja mais justiça, igualdade e respeito”, disse o sacerdote.

Sobre a necessidade da entrega total de cada membro da sociedade em prol do bem comum, Dom Murilo chamou atenção para o exemplo que vem da Igreja. “Nós devemos dar o exemplo. A Igreja quer testemunhar isso concretamente. Assim como o mal contamina, o bem também se difunde. Iniciativas de solidariedade e voluntariado. Nós temos reflexões para grupos de família, temos as nossas rádios, os nossos programas, mas através de vocês, nós conseguimos atingir muito mais pessoas”, disse Dom Murilo.

É importante ressaltar que a Campanha da Fraternidade começa na Quarta-feira de Cinzas e vai até o Domingo de Ramos. Neste dia – 27 de março – acontecerá uma coleta, na qual o valor será destinado para uma grande necessidade, dentro do tema da CF.

Fonte: Arquidiocese de Salvador