06 de Março de 2017

Aula inaugural marca início das atividades dos cursos no Centro Comunitário do Bonfim

Na ocasião, os alunos foram apresentados aos professores de todos os cursos de qualificação; aulas começam nesta terça-feira (07)


Uma aula inaugural promovida pela Devoção do Senhor do Bonfim em conjunto com a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim e o Projeto Bom Samaritano marcou o início das atividades dos cursos de qualificação na manhã desta segunda-feira (06), no Auditório do Centro Comunitário Senhor do Bonfim.

Na ocasião, estiveram presentes a Diretora do Centro Comunitário, Maria de Fátima de Carvalho Rêgo, o Juiz da Devoção, Francisco José Pitanga Bastos, o Reitor da Basílica Santuário, Padre Edson Menezes da Silva, a Coordenadora do Projeto Bom Samaritano, Eliana Maria Nunes de Souza, professores e alunos inscritos nos cursos de Biscuit, Trabalhando com Jornais, Corte e Costura, Crochê, Arte em Parafina, Serigrafia, Informática, Arte Culinária, Peças Íntimas, Enxovais de Recém Nascidos e Bainha Aberta com Fitas.    

"É uma ação que contribui para a inclusão das pessoas na sociedade, para promoção da dignidade da pessoa humana. Esse é o nosso objetivo. Não só dar o peixe, mas também ensinar a pescar", disse o Reitor, Padre Edson.

"Os cursos serão mantidos através da contribuição dos fiéis à Basílica, para que as pessoas melhorem de vida, tenham emprego e renda. O objetivo fundamental do Centro Comunitário é congregar crianças, jovens, adultos e idosos em um único espaço e oferecer uma série de atividades de promoção da inclusão social, contribuir para criação de condições que possibilitem ao indivíduo o exercício pleno de seu direito de cidadão, promover a inserção de grupos e pessoas mais vulneráveis, que são assistidos e precisam de ajuda, e criar condições para responder às necessidades concretas da população", destacou o Juiz, Francisco.

Entre as alunas de um dos cursos, está a aposentada Sandra Regina de Morais Nascimento, frequentadora da Basílica Santuário, que relatou seu interesse pelo crochê. "Acho os trabalhos que vejo em lojas bonitos e interessantes, é uma atividade que relaxa muito. Há uns trinta anos fiz um pequeno trabalho de crochê e aquilo me deixava super tranquila. Tinha a vontade de aprender e surgiu essa oportunidade aqui. Pelo que vou aprender nas aulas, de repente posso até ensinar um dia ou abrir meu próprio negócio".  

Já Marivalda Alves dos Santos é vendedora ambulante na Praça do Bonfim e não pensou duas vezes quando decidiu abrir os horizontes ao se inscrever no curso de arte em parafina. "Minha expectativa é aprender algo novo para que futuramente eu possa desempenhar e ter um bom desenvolvimento financeiro e também transmitir o conhecimento para outras pessoas. É sempre bom ter uma oportunidade e hoje estou tendo a minha e pretendo aproveitar o máximo possível para melhorar minha vida em alguns aspectos e ter uma complementação de renda. Não podemos ficar parados".        

A professora de crochê, Maria da Conceição Nery Vale, que também já foi aluna do curso de peças íntimas em 2014, foi convidada a ensinar e aceitou o chamado de Deus. "Em 2015 minha professora me procurou para saber se eu poderia ensinar no curso de crochê. Como sempre tive vontade de ser uma voluntária, prontamente aceitei. Aprendi a fazer crochê sozinha, por curiosidade".

A iniciativa em promover e capacitar a comunidade através de cursos é fruto de uma parceria da Devoção do Senhor do Bonfim com o Projeto Bom Samaritano e a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, que, além de cumprir a missão de evangelizar que é própria de um Santuário, cumpre também seu papel social. 




Crédito: Anna Carolina Lima


Nenhum evento encontrado!