Notícia

01 de Outubro, 2017

Basílica do Bonfim celebra Festa de São Gonçalo do Amarante

Celebração Eucarística Solene foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger

Na manhã deste primeiro domingo de outubro os fiéis da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim celebraram a Festa de São Gonçalo do Amarante, começando a preparar o coração para a Festa do Senhor do Bonfim, que acontecerá de 04 a 14 janeiro de 2018.

A Celebração Eucarística Solene, animada pelo Coral da Basílica do Bonfim, foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e concelebrada pelo Reitor da Basílica, Pe. Edson Menezes da Silva, e pelo Capelão, Pe. João de Deus de Souza, com a participação dos irmãos da Devoção do Senhor do Bonfim.

Em sua homilia, Dom Murilo contou um pouco sobre a história de São Gonçalo do Amarante, Santo português do século XIII, cuja devoção chegou ao Brasil, e em Salvador, pelos portugueses. Ao lembrar do tema da festa deste ano, o Arcebispo destacou que São Gonçalo seguiu fielmente Jesus. "A ideia é que coloquemos em prática aquilo que Paulo escreveu aos Filipenses, e que ouvimos na segunda leitura, quando ele elenca que virtudes deve ter o seguidor do Senhor Bom Jesus, e resume dizendo: Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus. Esse foi o programa de vida de São Gonçalo, que para seguir o Senhor tornou-se sacerdote, foi pároco, passou 14 anos entre Roma e particularmente na Terra Santa, onde queria conhecer melhor o lugar que Jesus viveu para ter o sentimento Dele, para ver o Pai como Ele via, para viver como Jesus viveu. Inspirado por Deus, foi religioso dominicano e voltou a vida de eremita. Foi uma pessoa que procurou colocar o Senhor Bom Jesus no centro de sua vida". 

Dom Murilo exortou toda a assembleia a seguir Jesus Cristo, o Senhor do Bonfim. "Esse seguimento recomeça a cada dia, a cada hora, e, dada a nossa fraqueza, dada a consciência que temos de que sem a graça de Deus nada conseguiremos, nós nos reunimos na Igreja de Deus, ouvimos Sua Palavra, participamos da Eucaristia para ter nova força e recomeçar na certeza de que nunca falta a graça de Deus para aqueles que querem seguir Jesus".

Antes da bênção final, a imagem do Senhor do Bonfim foi conduzida até o altar. Após a Missa, Dom Murilo e o juiz da Festa de São Gonçalo, Joelson dos Santos Reis, desceram a bandeira do Santo português na Praça do Bonfim, encerrando os festejos deste ano.  

Por: Anna Carolina Lima/Amex

Festa de São Gonçalo do Amarante 2017