01 de Outubro de 2017

Basílica do Bonfim celebra Festa de São Gonçalo do Amarante

Celebração Eucarística Solene foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger


Basílica do Bonfim celebra Festa de São Gonçalo do Amarante

Na manhã deste primeiro domingo de outubro os fiéis da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim celebraram a Festa de São Gonçalo do Amarante, começando a preparar o coração para a Festa do Senhor do Bonfim, que acontecerá de 04 a 14 janeiro de 2018.

A Celebração Eucarística Solene, animada pelo Coral da Basílica do Bonfim, foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e concelebrada pelo Reitor da Basílica, Pe. Edson Menezes da Silva, e pelo Capelão, Pe. João de Deus de Souza, com a participação dos irmãos da Devoção do Senhor do Bonfim.

Em sua homilia, Dom Murilo contou um pouco sobre a história de São Gonçalo do Amarante, Santo português do século XIII, cuja devoção chegou ao Brasil, e em Salvador, pelos portugueses. Ao lembrar do tema da festa deste ano, o Arcebispo destacou que São Gonçalo seguiu fielmente Jesus. "A ideia é que coloquemos em prática aquilo que Paulo escreveu aos Filipenses, e que ouvimos na segunda leitura, quando ele elenca que virtudes deve ter o seguidor do Senhor Bom Jesus, e resume dizendo: Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus. Esse foi o programa de vida de São Gonçalo, que para seguir o Senhor tornou-se sacerdote, foi pároco, passou 14 anos entre Roma e particularmente na Terra Santa, onde queria conhecer melhor o lugar que Jesus viveu para ter o sentimento Dele, para ver o Pai como Ele via, para viver como Jesus viveu. Inspirado por Deus, foi religioso dominicano e voltou a vida de eremita. Foi uma pessoa que procurou colocar o Senhor Bom Jesus no centro de sua vida". 

Dom Murilo exortou toda a assembleia a seguir Jesus Cristo, o Senhor do Bonfim. "Esse seguimento recomeça a cada dia, a cada hora, e, dada a nossa fraqueza, dada a consciência que temos de que sem a graça de Deus nada conseguiremos, nós nos reunimos na Igreja de Deus, ouvimos Sua Palavra, participamos da Eucaristia para ter nova força e recomeçar na certeza de que nunca falta a graça de Deus para aqueles que querem seguir Jesus".

Antes da bênção final, a imagem do Senhor do Bonfim foi conduzida até o altar. Após a Missa, Dom Murilo e o juiz da Festa de São Gonçalo, Joelson dos Santos Reis, desceram a bandeira do Santo português na Praça do Bonfim, encerrando os festejos deste ano.  




Crédito: Anna Carolina Lima/Amex


Nenhum evento encontrado!