30 de Junho de 2016

Basílica Santuário do Senhor do Bonfim lança campanha para restauração do Altar Mor

Baslica Santurio do Senhor do Bonfim lana campanha para restaurao do Altar Mor

Para concretizar o objetivo de oferecer aos visitantes e fiéis uma segurança adequada e preservar o patrimônio histórico, religioso e cultural do povo baiano, a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim acaba de lançar, em parceria com a empresa Kickante, uma campanha virtual de financiamento coletivo, com duração de dois meses. A iniciativa busca mobilizar pessoas em todo o País para realizarem doações em prol da restauração do Altar Mor de um dos Santuários mais conhecidos no mundo e um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador, na Bahia. Para ajudar basta acessar http://www.kickante.com.br/senhordobonfim

A intervenção no Altar Mor deve-se a necessidade de estabilização geral do Retábulo e a garantia da conservação das imagens de Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia. As condições precárias das instalações elétricas também representam outro fator de grande risco para a segurança. “A degradação em que se encontram várias peças constituintes do altar compromete seriamente a estrutura e as peças artísticas em talhas douradas. Há presença de ataque de cupins em pontos como forro, lastros, talhas, bases e capitéis de colunas, onde estão evidenciadas perdas significativas de elementos decorativos das colunas laterais e perdas de área de douramento”, explica o restaurador Túlio Vasconcelos.

“Neste momento estamos com uma dificuldade enorme para restaurar o altar. Há situações que necessitam de intervenções rápidas. Pedimos a todos que gostam de arte ou que são religiosos que nos ajudem a recuperar esse monumento da arquitetura brasileira”, diz o Juiz da Devoção do Senhor do Bonfim, Francisco José Pitanga Bastos.

As contribuições, que podem ser feitas através de boleto bancário ou cartão de crédito, são a partir de R$20,00 e vão até R$10.000,00. Ao escolher o valor para colaborar nesse projeto, o doador recebe uma recompensa, que vai desde as famosas fitinhas até uma passagem de ida e volta com destino a Salvador, tendo direito a duas diárias em hotel, para visitar a Basílica Santuário e acompanhar as obras de restauro. Entre as recompensas estão também a inserção do nome do doador no livro de ouro dos Amigos do Santuário, medalha, chaveiro, pequeno quadro com a fachada da Basílica, camiseta, boné, ingresso para a Festa da Lavagem do Bonfim 2017 e pingente em ouro 18k com a imagem de Senhor do Bonfim.

A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim foi inaugurada em 24 de junho de 1754 com o objetivo de continuar a devoção e espalhar o culto de veneração ao Senhor do Bonfim, que iniciou-se em 1745 através do capitão de mar e guerra Teodósio Rodrigo de Faria, de Portugal, fervoroso devoto do Senhor do Bonfim. A Basílica tem a arquitetura em estilo neoclássico e a fachada em rococó, seguindo o modelo das igrejas portuguesas dos séculos XVIII e XIX, com afrescos e azulejaria.

O Altar Mor

O altar do Senhor do Bonfim é uma obra construída na metade do século XVIII, porém foi reformado no início do século XIX, a partir de 1818, durante a reforma Neoclássica na Bahia.

Amex - Marketing e Comunicação Integrada

Contato: (12) 3133-2890