22 de Outubro de 2014

Cristãos e hinduístas devem trabalhar juntos contra a globalização da indiferença

Cristãos e hindus devem aprofundar o respeito e a amizade recíproca


Cristãos e hinduístas devem trabalhar juntos contra a globalização da indiferença

 Isto não quer dizer que devam ser ignoradas as diferenças essenciais que existem entre as duas tradições religiosas, mas ao contrário, que justamente estas diferenças sejam compreendidas, aceitas e respeitadas. A Igreja Católica não impõe nunca a própria fé aos outros e está a serviço dos pobres e marginalizados. Que a nossa relação possa melhorar sempre, para o bem-estar comum". Palavras de Dom Felix Machado, Presidente do Escritório para o Diálogo Inter-religioso e Ecumenismo da Conferência Episcopal Indiana, ao comentar a mensagem enviada aos hinduístas, pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso por ocasião da Festa do Deepavali.


Segundo o prelado, que está à frente do mesmo Escritório na Federação das Conferências Episcopais Asiáticas, “a Índia é uma sociedade pluralista e multi-religiosa, onde o espírito de inclusão sempre foi promovido pelos católicos. A Igreja encoraja o diálogo e a colaboração com as outras religiões, para o bem-estar comum. Devemos enfrentar juntos os tantos desafios que se apresentam, pois juntos podemos prosperar".


“A mensagem por ocasião do Deepavali - prossegue Dom Machado - reflete o pensamento do Papa Francisco: a globalização da indiferença cria uma cultura de exclusão em que os pobres, os vulneráveis e os marginalizados vêem os próprios direitos pisados. Enquanto oportunidades e recursos são destinados a outros. Quem vive "à margem" é usado e descartado, como se fosse um objeto. E isto prejudica a todos".


Pelo contrário, "a Igreja católica indiana sempre trabalhou pelos pobres e os marginalizados. Pelos dalits e tribais, pelas mulheres e jovens das regiões mais remotas do país, pelos infelizes. E o faz sem dar peso à identidade religiosa, com um compromisso que deseja derrotar esta globalização da indiferença. Estamos comprometidos com força no diálogo inter-religioso e não discriminatório, e continuaremos a colaborar com o Estado e com a sociedade pelo bem comum. O dialogo entre hinduístas e cristãos pode tornar-se um modelo para as outras religiões". 

Fonte: News.Va


25

Ago

Missa em Ação de Graças os leigos voluntários da Basílica Santuário

Local: Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

26

Ago

Comemoração da Vocação do Leigo

Local: Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

31

Ago

Ultima sexta-feira do mês

Local: Basílica Santuário do Senhor do Bonfim