Release

23 de Novembro, 2016

Devotos celebram Festa de Nossa Senhora da Guia na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Com o tema A devoção do povo brasileiro à Maria Santíssima começou na Bahia e se espalhou pelo país inteiro, os devotos se preparam para a Festa em louvor a Nossa Senhora da Guia, na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. A programação, que conta com a Semana Preparatória entre os dias 21 e 26 de novembro de 2016, às 19h, é formada por cânticos em louvor a Nossa Senhora, ladainha, proclamação da Palavra de Deus, reflexão sobre um subtema e oração. No dia da festa, 27 de novembro, haverá uma Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 10h.    

Neste ano a Festa de Nossa Senhora da Guia, que traz como lema Em Maria encontramo-nos com Cristo (DA nº 267), está em sintonia com o contexto do Ano Jubilar Mariano, celebrado de 12 de outubro de 2016 a 11 de outubro de 2017, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul. “Vamos refletir sobre o exemplo de vida da Virgem Maria e sobre o tesouro da espiritualidade que cultivamos, pois a devoção a Nossa Senhora começou aqui na Bahia, com a chegada dos primeiros missionários portugueses e se espalhou por todo o Brasil”, disse o Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, Pe. Edson Menezes da Silva.  

Para abrilhantar ainda mais os sete dias de festa, imagens de Nossa Senhora vindas de Portugal serão acolhidas em cada noite: Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora da Ajuda, Nossa Senhora da Vitória e Nossa Senhora da Conceição da Praia, e Nossa Senhora dos Alagados, abençoada em 1980 por São João Paulo II durante primeira visita ao Brasil.       

Confira a programação completa:

1ª noite - Segunda-feira - 21/11/2016

18h30 – Hasteamento da bandeira de Nossa Senhora da Guia, dando início à programação da festa.

Acolhida da Imagem de Nossa Senhora da Esperança da Paróquia do STIEP, imagem trazida para a Bahia por Pedro Álvares Cabral.

19h – Subtema: Com Maria Santíssima aprendemos que Jesus Cristo é a nossa única esperança e consolação (Jo 14, 111).

Pregador: Pe. Valter Rui Cordeiro Gonzaga, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Esperança do STIEP.

Participação: Nova Comunidade Nossa Senhora das Graças, Equipes de Nossa Senhora e paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Esperança do STIEP.

2ª noite – Terça-feira – 22/11/2016

Acolhida da Imagem de Nossa Senhora dos Alagados, imagem abençoada por São João Paulo II, em 1980, em sua primeira viagem para o Brasil.

19h – Subtema: Com Maria Santíssima aprendemos a recorrer a seu filho Jesus Cristo, buscando sempre sua ajuda e proteção (Jo 2, 1-12).

Pregador: Pe. Etienne Kern, pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II.

Participação: Movimento Apostólico de Shoenstatt e dos paroquianos das paróquias da Forania 4.

3ª noite – Quarta-feira – 23/11/2016

Acolhida da Imagem de Nossa Senhora da Vitória, da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, devoção vinda de Portugal inicialmente com invocação a Nossa Senhora do Rosário.

19h – Subtema: Com Maria Santíssima aprendemos que Jesus Cristo é a nossa salvação, a nossa vitória (Jo 20, 1-18).

Pregador: Pe. Luiz Moreira Simões de Oliveira, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória.    

Participação: Associação Católica Nossa Senhora de Fátima, paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória.

4ª noite – Quinta-feira – 24/11/2016

Acolhida da Imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia, trazida de Portugal para a Bahia por Tomé de Souza em 1549.

19h – Subtema: Com Maria Santíssima aprendemos a dizer sim a Deus, nosso Pai, e a cultivar a fidelidade e a perseverança da fé (Lc 1, 26-37).

Pregador: Pe. Adilton Pinto Lopes, Reitor e pároco da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Participação: Federação das Ligas Católicas Jesus, Maria e José, Federação das Congregações Marianas, dos membros da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia e da comunidade local.

5ª noite – Sexta-feira – 25/11/2016    

9h – Lançamento da programação da Festa do Senhor do Bonfim 2017 à imprensa

Acolhida da Imagem de Nossa Senhora da Ajuda, da Igreja da Ajuda do Centro Histórico, imagem trazida de Portugal para a Bahia.

19h – Subtema: Com Maria Santíssima aprendemos que seu filho Jesus Cristo se identifica com os pobres, com os excluídos, as vítimas da violência e com todos os marginalizados (Mt 25, 31-40).

Pregador: Pe. Lázaro Silva Muniz, delegado Episcopal para as Irmandades.

Participação: Grupos de Oração do Terço dos Homens GOTH’s, membros da Irmandade de Nossa Senhora da Ajuda e membros da comunidade da Igreja da Ajuda.

6ª noite – Sábado – 26/11/2016

18h – Saída da carreata (Igreja de Nossa Senhora da Penha de França) conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Guia para a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, recordando que no dia 24 de junho de 1745 houve o translado da referida imagem para ser entronizada na mesma Basílica. 

Acolhida da Imagem de Nossa Senhora da Guia, imagem vinda da cidade de Setúbal, Portugal, em 1745.

19h – Subtema: Com Maria Santíssima aprendemos que seu filho Jesus Cristo, o Senhor do Bonfim, nos guia pelos caminhos da paz, da misericórdia e da concórdia (Jo 20, 19-23).

Pregador: Monsenhor Walter Jorge Pinto Andrade, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.

Participação: Legião de Maria e paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, Confraria de Nossa Senhora do Rosário de Itapagipe.

Domingo - 27/11/2016 – Dia da Festa

5h - Alvorada

9h – Recitação do Terço de Nossa Senhora      

Missas: 6h, 7h30, 15h e 17h

10h – Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Após a missa, descerramento da bandeira de Nossa Senhora da Guia, encerrando a programação da festa.     

 

Amex - Marketing e Comunicação Integrada       

Contato: (12) 3133-2890