01 de Dezembro de 2016

Festa do Senhor do Bonfim 2017 aborda contexto do Ano Jubilar Mariano


Festa do Senhor do Bonfim 2017 aborda contexto do Ano Jubilar Mariano

Milhares de devotos se preparam para a festa em louvor ao Senhor do Bonfim, que em 2017 será realizada no dia 15 de janeiro. Em sintonia com o Ano Jubilar Mariano, o tema da festa é “Ao pé da cruz, Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria, porque não quer que caminhemos sem a proteção de uma mãe”. A programação conta com a Novena Preparatória entre os dias 5 e 14 de janeiro, às 19h, na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

A festa, que reúne devotos do Senhor do Bonfim de todo o Brasil, terá três importantes novidades em 2017: o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, dará uma Bênção Apostólica pela primeira vez após a Missa Solene, com Indulgência Plenária, no dia 15 de janeiro. Para abrilhantar ainda mais as homenagens ao Senhor do Bonfim, a Basílica Santuário recebe de 13 a 16 a visita da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem no rio Paraíba do Sul. Além disso, desde o dia 1º de dezembro deste ano até o dia 31 de janeiro de 2017, a Basílica Santuário fica aberta até 20h.

Como parte da programação está a Lavagem do Adro da Basílica, a Lavagem de Corpo e Alma, que será realizada no dia 12 de janeiro. Neste dia, com a parceria da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, e em suas instalações, será realizada a primeira edição do evento Parada Obrigatória do Bonfim, que deverá atender a todos os fiéis que se deslocarem do Comércio até a Colina Sagrada, oferecendo um ambiente acolhedor, praça de alimentação com  Food Trucks  (da Bahia Food Park), serviço de bebidas, segurança, limpeza, boa música, sanitários, feira de artesanato e uma feijoada da Chefa Leka. O evento é aberto ao público, das 08h30 até às 18h, disponibilizando assim um local agradável para descanso e lazer, com uma vista privilegiada do movimento da festa. O espaço também estará disponível para o acesso de todos os fiéis que adquirirem as camisas da caminhada. Toda renda obtida com o evento será revertida para a manutenção da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

Programação completa

Juiz da Festa: Irmão Benemérito Artur Napoleão de Carneiro Rêgo

 

PERÍODO DA NOVENA – 05/01 a 14/01, às 19h

05/01 - Quinta-feira

18h30 - Hasteamento da Bandeira do Senhor Bom Jesus do Bomfim em frente à Basílica Santuário, dando início a programação da festa 2017.

19h – Novena - 1º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque “ela é a serva humilde do Pai, que transborda de alegria no louvor” (Lc 1,47-56).

Pregador: Pe. Carlos Augusto da Cruz Silva – Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Mata Escura.

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 07.

 

06/01 - Sexta-feira

14h – Concentração dos ministros extraordinários da comunhão eucarística de toda Arquidiocese para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 17h.

19h – Novena - 2º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela “é a amiga sempre solícita para que não falte o vinho na nossa vida” (Jo 2, 1-11).

Pregador: Pe. Jairon Souza Batista – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Valéria.

Peregrinação dos paroquianos  pertencentes à Forania 08.

 

07/01 - Sábado

14h30 – Concentração dos membros do Apostolado da Oração, encerrando com missa às 17h.

19h – Novena - 3º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela “é aquela que tem o coração trespassado pela espada, que compreende todas as penas” (Lc 2, 27-35).

Pregador: Pe. Romildo Pires dos Santos - Pároco da Paróquia São Brás – Federação.

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 02.

 

08/01 - Domingo

Missas nos horários normais - 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h.     

07h30 – Missa Solene do Santíssimo Sacramento presidida por Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, Bispo Auxiliar da nossa Arquidiocese.

19h – Novena - 4º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela “como Mãe de todos, é sinal de esperança para os povos que sofrem as dores do parto até que germine a justiça” (Jo 19,25-27).

Pregador: Pe. Manoel de Oliveira Filho, Pároco da nova Paróquia da Ascensão do Senhor – Pararela - e Coordenador Nacional da PASTUR – Pastoral do Turismo.

Peregrinação dos membros das irmandades, devoções e ordens terceiras, dos paroquianos da nova paróquia da Ascensão do Senhor, dos núcleos da pastoral do turismo e dos guias de turismo de Salvador.

 

09/01 - Segunda-feira

14h – Concentração dos Enfermos com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 15h, presidida por Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo Auxiliar da nossa Arquidiocese.

19h – Novena - 5º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque “ela deixou-Se conduzir pelo Espírito Santo, através de um itinerário de fé, rumo a uma destinação feita de serviço e fecundidade” (Lc 1,26-38).

Pregador: Pe. Ademar Dantas dos Santos, Monsenhor – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Caminho das Árvores.

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 06.

 

10/01 - Terça-feira

19h – Novena - 6º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela “é missionária que Se aproxima de nós, para nos acompanhar ao longo da vida, abrindo os corações à fé com o seu afeto materno” (Lc 1,39-42).

Pregador:  Pe. Edmilson Santos da Costa – Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Ó – Paripe.

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 03.

 

11/01 - Quarta-feira

19h – Novena - 7º Subtema:  Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela “como uma verdadeira mãe, caminha conosco, luta conosco e aproxima-nos incessantemente do amor de Deus” (Lc 3,41-52).

Pregador: Washington Luiz Silva Moreira – Pároco da Paróquia São Bartolomeu – Pirajá.

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 05.

 

12/01 - Quinta-feira

Tradicional Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

8h – Saída da 4ª Caminhada da Conceição da Praia – Comércio (Lavagem de Corpo e Alma).

Lema: Ele está no meio de nós.

9h – Show de músicas religiosas no adro da Igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da bênção que será dada para o povo.

12h - Acolhida às baianas pelos membros da Irmandade - Devoção do Senhor do Bonfim e entrega das vassouras para Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

Nota: Após o ritual da lavagem, a Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da Basílica Santuário para veneração pública dos fiéis até às 18h.

 

13/01 - Sexta-feira

15h – Concentração dos movimentos e serviços eclesiais arquidiocesanos.

19h – Novena - 8º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque “ela é a mulher de fé, que vive e caminha na fé e a ‘sua excepcional peregrinação da fé representa um ponto de referência constante para a Igreja’” ( Lc 1,34-38).

19h - Acolhida da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida no adro da Basílica Santuário.

Pregador: Pe. Thiago Kern Nascimento Santos, O. Praem – Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Catarina de Sena – Itinga.

Peregrinação dos paroquianos das paróquias que pertencem à Forania 09.

De 13 a 16 – Visita da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida à nossa Basílica Santuário.

 

14/01 – Sábado

17h – Missa com a participação especial das crianças.

19h – Novena - 9º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria para que ela “nos ajude a anunciar a todos a mensagem de salvação” (Mt 28, 9-10.16-20).

Pregador: Pe. Gilson Magno dos Santos – Capelão da Capela Nossa Senhora das Vitórias – Canela.

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 01 e dos membros da Pastoral Familiar Arquidiocesana.

 

DIA DA FESTA

15/01/2017 – Domingo

Não haverá celebração de batizados

5h – Alvorada.

Missas: 5h, 6h, 7h30.

10h – Missa Solene presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scj – nosso Arcebispo Metropolitano.

No final da missa, o Arcebispo Metropolitano dará pela primeira vez a Bênção Apostólica, com Indulgência Plenária.

16h – Grande procissão dos três pedidos. Local de saída: Igreja dos Mares.

Na chegada à Colina, daremos três voltas em torno da nossa Basílica Santuário, fazendo os três pedidos.  Encerramento com bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

 

Amex - Marketing e Comunicação Integrada       

Contato: (12) 3133-2890

 

Nenhum evento encontrado