Release

01 de Dezembro, 2016

Festa do Senhor do Bonfim 2017 aborda contexto do Ano Jubilar Mariano

Milhares de devotos se preparam para a festa em louvor ao Senhor do Bonfim, que em 2017 será realizada no dia 15 de janeiro. Em sintonia com o Ano Jubilar Mariano, o tema da festa é “Ao pé da cruz, Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria, porque não quer que caminhemos sem a proteção de uma mãe”. A programação conta com a Novena Preparatória entre os dias 5 e 14 de janeiro, às 19h, na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

A festa, que reúne devotos do Senhor do Bonfim de todo o Brasil, terá três importantes novidades em 2017: o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, dará uma Bênção Apostólica pela primeira vez após a Missa Solene, com Indulgência Plenária, no dia 15 de janeiro. Para abrilhantar ainda mais as homenagens ao Senhor do Bonfim, a Basílica Santuário recebe de 13 a 16 a visita da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem no rio Paraíba do Sul. Além disso, desde o dia 1º de dezembro deste ano até o dia 31 de janeiro de 2017, a Basílica Santuário fica aberta até 20h.

Como parte da programação está a Lavagem do Adro da Basílica, a Lavagem de Corpo e Alma, que será realizada no dia 12 de janeiro. Neste dia, com a parceria da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, e em suas instalações, será realizada a primeira edição do evento Parada Obrigatória do Bonfim, que deverá atender a todos os fiéis que se deslocarem do Comércio até a Colina Sagrada, oferecendo um ambiente acolhedor, praça de alimentação com  Food Trucks  (da Bahia Food Park), serviço de bebidas, segurança, limpeza, boa música, sanitários, feira de artesanato e uma feijoada da Chefa Leka. O evento é aberto ao público, das 08h30 até às 18h, disponibilizando assim um local agradável para descanso e lazer, com uma vista privilegiada do movimento da festa. O espaço também estará disponível para o acesso de todos os fiéis que adquirirem as camisas da caminhada. Toda renda obtida com o evento será revertida para a manutenção da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

Programação completa

Juiz da Festa: Irmão Benemérito Artur Napoleão de Carneiro Rêgo

 

PERÍODO DA NOVENA – 05/01 a 14/01, às 19h

05/01 - Quinta-feira

18h30 - Hasteamento da Bandeira do Senhor Bom Jesus do Bomfim em frente à Basílica Santuário, dando início a programação da festa 2017.

19h – Novena - 1º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque “ela é a serva humilde do Pai, que transborda de alegria no louvor” (Lc 1,47-56).

Pregador: Pe. Carlos Augusto da Cruz Silva – Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Mata Escura.

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 07.

 

06/01 - Sexta-feira

14h – Concentração dos ministros extraordinários da comunhão eucarística de toda Arquidiocese para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 17h.

19h – Novena - 2º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela “é a amiga sempre solícita para que não falte o vinho na nossa vida” (Jo 2, 1-11).

Pregador: Pe. Jairon Souza Batista – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Valéria.

Peregrinação dos paroquianos  pertencentes à Forania 08.

 

07/01 - Sábado

14h30 – Concentração dos membros do Apostolado da Oração, encerrando com missa às 17h.

19h – Novena - 3º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela “é aquela que tem o coração trespassado pela espada, que compreende todas as penas” (Lc 2, 27-35).

Pregador: Pe. Romildo Pires dos Santos - Pároco da Paróquia São Brás – Federação.

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 02.

 

08/01 - Domingo

Missas nos horários normais - 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h.     

07h30 – Missa Solene do Santíssimo Sacramento presidida por Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, Bispo Auxiliar da nossa Arquidiocese.

19h – Novena - 4º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela “como Mãe de todos, é sinal de esperança para os povos que sofrem as dores do parto até que germine a justiça” (Jo 19,25-27).

Pregador: Pe. Manoel de Oliveira Filho, Pároco da nova Paróquia da Ascensão do Senhor – Pararela - e Coordenador Nacional da PASTUR – Pastoral do Turismo.

Peregrinação dos membros das irmandades, devoções e ordens terceiras, dos paroquianos da nova paróquia da Ascensão do Senhor, dos núcleos da pastoral do turismo e dos guias de turismo de Salvador.

 

09/01 - Segunda-feira

14h – Concentração dos Enfermos com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 15h, presidida por Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo Auxiliar da nossa Arquidiocese.

19h – Novena - 5º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque “ela deixou-Se conduzir pelo Espírito Santo, através de um itinerário de fé, rumo a uma destinação feita de serviço e fecundidade” (Lc 1,26-38).

Pregador: Pe. Ademar Dantas dos Santos, Monsenhor – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Caminho das Árvores.

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 06.

 

10/01 - Terça-feira

19h – Novena - 6º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela “é missionária que Se aproxima de nós, para nos acompanhar ao longo da vida, abrindo os corações à fé com o seu afeto materno” (Lc 1,39-42).

Pregador:  Pe. Edmilson Santos da Costa – Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Ó – Paripe.

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 03.

 

11/01 - Quarta-feira

19h – Novena - 7º Subtema:  Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque ela “como uma verdadeira mãe, caminha conosco, luta conosco e aproxima-nos incessantemente do amor de Deus” (Lc 3,41-52).

Pregador: Washington Luiz Silva Moreira – Pároco da Paróquia São Bartolomeu – Pirajá.

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 05.

 

12/01 - Quinta-feira

Tradicional Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

8h – Saída da 4ª Caminhada da Conceição da Praia – Comércio (Lavagem de Corpo e Alma).

Lema: Ele está no meio de nós.

9h – Show de músicas religiosas no adro da Igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da bênção que será dada para o povo.

12h - Acolhida às baianas pelos membros da Irmandade - Devoção do Senhor do Bonfim e entrega das vassouras para Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

Nota: Após o ritual da lavagem, a Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da Basílica Santuário para veneração pública dos fiéis até às 18h.

 

13/01 - Sexta-feira

15h – Concentração dos movimentos e serviços eclesiais arquidiocesanos.

19h – Novena - 8º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria porque “ela é a mulher de fé, que vive e caminha na fé e a ‘sua excepcional peregrinação da fé representa um ponto de referência constante para a Igreja’” ( Lc 1,34-38).

19h - Acolhida da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida no adro da Basílica Santuário.

Pregador: Pe. Thiago Kern Nascimento Santos, O. Praem – Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Catarina de Sena – Itinga.

Peregrinação dos paroquianos das paróquias que pertencem à Forania 09.

De 13 a 16 – Visita da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida à nossa Basílica Santuário.

 

14/01 – Sábado

17h – Missa com a participação especial das crianças.

19h – Novena - 9º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria para que ela “nos ajude a anunciar a todos a mensagem de salvação” (Mt 28, 9-10.16-20).

Pregador: Pe. Gilson Magno dos Santos – Capelão da Capela Nossa Senhora das Vitórias – Canela.

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 01 e dos membros da Pastoral Familiar Arquidiocesana.

 

DIA DA FESTA

15/01/2017 – Domingo

Não haverá celebração de batizados

5h – Alvorada.

Missas: 5h, 6h, 7h30.

10h – Missa Solene presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scj – nosso Arcebispo Metropolitano.

No final da missa, o Arcebispo Metropolitano dará pela primeira vez a Bênção Apostólica, com Indulgência Plenária.

16h – Grande procissão dos três pedidos. Local de saída: Igreja dos Mares.

Na chegada à Colina, daremos três voltas em torno da nossa Basílica Santuário, fazendo os três pedidos.  Encerramento com bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

 

Amex - Marketing e Comunicação Integrada       

Contato: (12) 3133-2890