01 de Dezembro de 2017

Festa do Senhor do Bonfim ter novidades em 2018

Fiis podero amarrar fitinhas do Senhor do Bonfim ao andor que ser conduzido por fiis, da Igreja da Conceio da Praia Colina Sagrada, durante a Lavagem de Corpo e Alma

A Novena da Festa do Senhor do Bonfim terá início no dia 04 de janeiro e se estenderá até o dia 13, sempre às 19h. Dia 14, domingo, será o dia maior da festa, com Missa Solene, às 10h, presidida pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

A festa de 2018 terá como tema: “Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim” e o lema “Quem dizes os homens ser o Filho do Homem (Mt 16,13)”, que serão desdobrados em subtemas para cada noite da Novena.

No dia 11 (quinta-feira), acontece a tradicional Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim e neste dia será realizada a Caminhada Lavagem de Corpo e Alma, que sairá às 9h da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Nesta oportunidade, os fiéis conduzirão o andor até a Colina Sagrada.

Nos dias 6 e 7/01 e 12 e 13/01, após a Novena, serão realizados cortejos culturais, com a participação de folguedos, Ternos de Reis e outros grupos na Praça do Bonfim.

A partir do dia 29/12 (última sexta-feira de 2017), os fiéis que desejarem fazer seus pedidos poderão amarrar fitinhas do Senhor do Bonfim ao andor que estará exposto na própria Basílica.

O andor será levado à Igreja da Conceição da Praia e lá entregue aos fiéis, como tem sido feito há cinco anos, desde que foi iniciada a Caminhada Lavagem de Corpo e Alma, tendo à frente o Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, Pe. Edson Menezes Silva, e membros da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim.

Padre Edson Menezes Silva destaca que a Lavagem de Corpo e Alma tem três dimensões: espiritual, integrativa - promovendo o encontro e o diálogo entre pessoas, religiões, nacionalidades, culturas - e social-caritativo, já que os participantes podem adquirir camisetas e o kit que contém também um boné e uma garrafa com água para ser abençoada na chegada à Colina Sagrada. A renda será revertida em prol das ações desenvolvidas pelo Projeto Bom Samaritano. “Nosso objetivo é banhar a Cidade de Salvador de solidariedade e paz”, diz o padre.

Segundo o padre, as fitinhas do Senhor do Bonfim expressam uma das práticas da piedade e religiosidade popular do povo. As mesmas serão queimadas em solenidade posterior à festa, com oração de êxito.

Parada Obrigatória

Também como forma de arrecadar recursos para o Projeto Bom Samaritano, no dia da Lavagem será mantido o Espaço Parada Obrigatória, no Centro Comunitário Senhor do Bonfim (Alto da Colina Sagrada), funcionando das 8h30 às 18h. No local funcionará uma praça de alimentação com food trucks, serviço de bebidas, sanitários, segurança e música, em um ambiente confortável e acolhedor, com vista privilegiada para a Basílica Santuário e para a ladeira do Bonfim. No cardápio, destaque para os sanduíches e a tradicional feijoada da Chefa Leka.