Santuário

Festividades do Bonfim

Os festejos do Senhor do Bonfim começam com uma novena preparatória que termina no sábado, véspera do dia da festa, no segundo domingo depois da Festa de Reis.

Na primeira sexta-feira do ano, que também faz parte da programação da festa, baianos e turistas sobem a Colina Sagrada para pedir ao Senhor do Bonfim pelo ano que se inicia. No dia festivo, a programação conta com alvorada, missas e às 16h os devotos se reúnem na Igreja dos Mares para a procissão dos Três Pedidos, que percorre o largo de Roma em direção ao Bonfim. Uma pregação e a bênção do Santíssimo Sacramento encerram os festejos.

Já na segunda quinta-feira de janeiro acontece a Lavagem das Escadarias Bonfim, ou simplesmente Lavagem do Bonfim, como é conhecida. É considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. O festejo, que se repete todos os anos desde 1754, reúne uma multidão de fiéis vestidos de branco nas ruas em um verdadeiro tapete humano. Nesse dia, os participantes se concentram em frente à Igreja da Conceição da Praia para dar início a uma caminhada de 8 km até a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. Depois de pouco mais de uma hora, a procissão chega até a escadaria, na Colina Sagrada.