12 de Janeiro de 2017

Fiéis conduzem Imagem do Senhor do Bonfim pela primeira vez na Lavagem

Dia foi marcado pela fé dedicada ao Senhor do Bonfim

"Quem tem fé vai a pé". É com essa máxima que milhares de pessoas caminharam da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, em Salvador, até a Colina Sagrada nesta quinta-feira (12) na Lavagem de Corpo e Alma. A caminhada de 8km, liderada pelo Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, Pe. Edson Menezes da Silva, começou às 8h com uma novidade: pela primeira vez, em 266 anos de devoção, os fiéis puderam carregar a Imagem do Senhor do Bonfim em um andor durante todo o percurso.

A programação do dia teve início com o coral da Conceição da Praia fazendo a oração de São Francisco. Após a celebração no local, a Imagem do Senhor do Bonfim, a mesma que é entronizada na Basílica Santuário nas Missas, foi conduzida para a procissão, ao som do Hino do Senhor do Bonfim.

Ao longo de todo o percurso os devotos entoaram cânticos religiosos, sempre demonstrando a fé que têm em Senhor do Bonfim.

Um dos pontos mais marcantes da ocasião foi a parada nas Obras Sociais Irmã Dulce, onde os participantes foram recebidos pela Superintendente das OSID, Maria Rita Lopes Pontes. No local, Pe. Edson rezou um Pai Nosso, uma Ave Maria por todos os que estão internados no hospital das obras e pela direção, e deu uma bênção especial para a obra de Irmã Dulce. "O Brasil agradece porque Jesus, o Senhor do Bonfim, nos deu como mãe a sua mãe e a Bahia agradece porque o Senhor do Bonfim deu aos pobres uma mãe: Irmã Dulce", destacou.

Após passar pelo Largo de Roma, a caminhada seguiu rumo a Colina Sagrada. Passava das 10h quando, muito aplaudida, a Imagem chegou ao Adro da Basílica Santuário, ficando por alguns instantes no local até ser levada para dentro da Igreja. Em seguida, Pe. Edson fez a aspersão da água benta aos fiéis que estavam concentrados próximo ao Adro e, em uma das janelas da Basílica, proclamou uma mensagem de fé e paz. "Sejam todos acolhidos pelo Senhor do Bonfim, que de braços abertos aqui sempre nos recebe. Aqui estamos mais uma vez como irmãos e irmãs fazendo a experiência expressiva da unidade e da fraternidade. Pedimos ao Senhor do Bonfim que nos conceda justiça, concórdia e paz".

Na ocasião, o Reitor ainda apresentou a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. A bênção do Senhor do Bonfim, um dos momentos mais esperados da cerimônia, encerrou a programação desta quinta-feira da Lavagem.

Crédito: Anna Carolina Lima