Notícia

12 de Novembro, 2017

Fiéis lotam a Basílica durante a Missa Solene da Festa de Nossa Senhora da Guia

Santa Missa presidida por Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, na manhã deste domingo (12) marcou o encerramento da Festa de Nossa Senhora da Guia na Basílica do Bonfim

Após a vivência e o fortalecimento da devoção durante a Semana Preparatória, que teve início na última segunda-feira (06), os fiéis da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim participaram na manhã deste domingo (12) da Festa de Nossa Senhora da Guia. A data festiva foi marcada pela Missa Solene, presidida por Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, e concelebrada pelo Reitor da Basílica, Pe. Edson Menezes da Silva, o Vice Reitor, Pe. Antônio Andrade Xavier e o Capelão, Pe. João de Deus de Souza.

Com alegria e fé, a multidão de fiéis presentes na Mansão da Misericórdia, junto com os irmãos da Devoção do Senhor do Bonfim, celebraram a segunda mais importante festa do Bonfim, já também em preparação para a Festa do Senhor do Bonfim 2018. O tema deste ano da festa da Maria do Bonfim, como é carinhosamente chamada, foi "A devoção a Nossa Senhora nos aproxima de Jesus, o Senhor do Bonfim. Suas aparições e manifestações convidam à conversão e à santificações pessoais". Durante seis noites toda a assembleia aprendeu mais sobre as histórias e aparições de Nossa Senhora, a partir de reflexões de padres convidados. 

Na Solene Missa deste domingo, Dom Gilson destacou a importância da celebração dedicada a Nossa Senhora da Guia. "É justo que façamos uma grande festa para aquela que é a Mãe do Senhor do Bonfim. Nestes dias recordamos as aparições de Maria, e o que ela faz é honrar seu título de Nossa Senhora da Guia, porque em todas as aparições Maria aponta para uma direção, que é a vida. Ela diz para fazermos tudo o que Seu Filho disser".

Em sua homilia, o Bispo Auxiliar reforçou que Maria está sempre conosco, como guia, como orientadora do caminho, e também citou a desorientação do mundo. "Maria nos diz hoje: Atendam a Jesus. O nosso mundo está em uma grande desorientação e nós não podemos seguir a desorientação, porque Deus não quer que percamos a festa da vida, Deus quer que experimentemos a alegria que Ele tem preparado para nós". E convidou a todos a olharem para a Imagem de Nossa Senhora da Guia, presente no altar, e conduziu um momento de oração. "Orienta, Mãe, os nossos passos, nossos caminhos e a nossa humanidade desamparada, desorientada de tantos modos".  

Antes do Ofertório, banners com as imagens dos diversos títulos das aparições de Nossa Senhora, que tiveram suas histórias contadas desde a primeira até a última noite da Semana Preparatória, como Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Salete, e o encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, foram apresentados em procissão até o altar, ao som da música "Todas as Nossas Senhoras". O momento de oração marcou a apresentação a Deus dos pedidos de cada fiel, por intercessão de Maria.

Após a Missa, houve a descida da bandeira na Praça do Bonfim, finalizando os festejos em homenagem a Nossa Senhora da Guia. 

Por: Anna Carolina Lima/Amex

Festa de Nossa Senhora da Guia 2017