15 de Janeiro de 2017

Fiéis recebem Bênção Apostólica durante Missa Solene da Festa do Senhor do Bonfim

Missa celebrada neste domingo (15) foi presidida por Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil

A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim ficou completamente lotada de fiéis que celebraram com fervor e devoção a Festa do Senhor do Bonfim na manhã deste domingo (15) durante a Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e concelebrada pelos padres da Basílica Santuário.

Com o tema "Ao pé da cruz, Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria, porque não quer que caminhemos sem a proteção de uma mãe”, a programação começou no último dia 05, com a Novena preparatória, que reuniu em todas as noites, até este sábado (14), centenas de peregrinos.

Durante a homilia da Missa Solene, Dom Murilo enfatizou a presença do Senhor do Bonfim em todos os momentos da vida de cada devoto. "Cada um de nós tem um modo próprio de olhar e contemplar o Senhor do Bonfim. E é isso que queremos fazer hoje, mas devemos nos lembrar que depois desceremos a Colina Sagrada e o que levaremos conosco é a certeza dada por Jesus em um momento muito importante de Sua vida, na despedida. Ele estará conosco não para nos julgar, mas para nos dar força, segurança, alegria e disposição em todos os momentos da nossa vida. Queremos hoje deixar que Ele nos olhe e aprender como olhar para cada irmão".

Dom Murilo também destacou que ao descer a Colina Sagrada cada fiel deve voltar para casa com um olhar diferente. "Não adianta subir a Colina Sagrada e continuarmos com o mesmo olhar sobre as pessoas. Nosso olhar deve ser um olhar do Senhor do Bonfim, que nos mostra que a vida tem problemas sim, mas acima de tudo nós voltamos para a Sua presença e devemos tomar consciência dela para que seja Ele a dirigir nossos passos, nossos pensamentos e nossas decisões. E para isso há alguém que intercede por nós: Maria, que continua nos acompanhando e faz nosso coração semelhante ao do Senhor Bom Jesus do Bonfim".

Em todas as noites da Novena e também neste dia festivo, centenas de fiéis renderam graças ao Senhor do Bonfim, como é o caso da devota Judith Reis. "Foram momentos de muita fé dedicada ao Senhor do Bonfim. Todas as noites a Igreja ficava superlotada, foi muito emocionante, é sinal de que nossa fé nunca morre. Temos muito que louvar e agradecer a Ele pelo ano que passou e pelo ano que estamos vivendo. Nosso fervor quando Senhor do Bonfim passa no meio de nós é muito forte, pois confiamos e acreditamos sempre Nele".

Na ocasião, Dom Murilo concedeu a Bênção Apostólica aos fiéis, com Indulgência Plenária. Para encerrar a manhã de comemorações, após a Missa houve o descerramento da bandeira do Senhor do Bonfim. Logo mais, às 16h, acontecerá a tradicional Procissão dos Três Pedidos, que sairá da Igreja dos Mares em direção à Mansão da Misericórdia.

Crédito: Anna Carolina Lima