20 de Março de 2018

Fiéis fazem passeata até o Bonfim pedindo paz

A ação faz parte das atividades da Campanha da Fraternidade 2018, que tem como tema 'Fraternidade e superação da violência' e lema 'Vóis sois todos irmãos (Mt 23,8)'

Foi uma manhã de muito louvor e pedidos de paz. Fiéis de paróquias da Península Itapagipana e Cidade Baixa saíram em caminhada na manhã deste domingo (18) com pedidos de paz e superação da violência. O ato público foi proposto pelo Pe. Edson Menezes da Silva, Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. Com participação de um trio elétrico, entoando hinos religiosos, milhares de pessoas saíram da praça de Irmã Dulce (largo de Roma) em direção à Colina Sagrada, onde foi realizada, na praça, uma Missa campal.

A ação faz parte das atividades da Campanha da Fraternidade 2018, que tem como tema “Fraternidade e superação da violência” e lema “Vóis sois todos irmãos (Mt 23,8)”. Segundo Pe. Edson Menezes da Silva, o ato foi convocado no sentido de chamar a atenção para o agravamento da violência no País. “Queremos que a violência seja superada e o caminho para isso é a fraternidade entre as pessoas. Nosso objetivo é fazer com que a paz faça parte da nossa cultura”. A caminhada contou com o apoio das polícias Militar e Civil, Transalvador, Prefeitura e Governo do Estado. A Missa campal contou com a participação do Pe. Firmino de Oliveira, pároco da Igreja da Penha.

Cruzes na Praça

Dando continuidade a programação da Campanha da Fraternidade 2018, no dia 24 será realizado um ato inter-religioso, a partir das 17h, no Largo do Papagaio (Ribeira), que contará com manifestações de arte e cultura.

Na Basílica do Bonfim estão sendo realizadas outras atividades e momentos de oração. No dia 23, todas as Missas terão momentos de oração pelas vítimas fatais da violência e por suas famílias. Às 17h, após última celebação do dia serão colocadas na praça cruzes com nomes de vítimas fatais da violência encaminhados por familiares e amigos. Já passam de 300 as indicações.

Entre os dias 16 a 23 será realizada a montagem de um painel onde as pessoas exporão suas preocupações com a violência e pedidos de paz. Na Sexta-feira Santa, dia 30, às 17h, as cruzes serão retiradas da praça para serem queimadas no Sábado Santo antes da Vigília Pascal, que tem início às 18h.