10 de Janeiro

Frei Gonçalo de Amarante

Nasceu no século XIII, em Arriconha, freguesia de Tagilde, próximo a Guimarães, norte de Portugal. Muito cedo, ele se viu chamado ao sacerdócio. Em sua formação humana e cristã, Frei Gonçalo passou pelo Convento Beneditino, depois por Braga, lugar onde foi ordenado pelo Arcebispo. Não demorou muito para ser abade em São Paio.

Frei Gon√ßalo de Amarante p√īde fazer v√°rias peregrina√ß√Ķes que muito enriqueceram sua vida espiritual e tamb√©m apost√≥lica. Ele foi a Roma, visitou os t√ļmulos de S√£o Pedro e S√£o Paulo e tomou um “banho” de Igreja. Visitou a Terra Santa, conheceu os lugares santos por onde Jesus passou. Seu amor foi crescendo cada vez mais por Nosso Senhor.

Depois de voltar dessas peregrina√ß√Ķes, ele teve ainda mais ardor para evangelizar. Discerniu sua vida religiosa e entrou para a fam√≠lia dominicana, da√≠ vem o “frei”. Quanto ao “Amarante”, com seus irm√£os de comunidade, ele foi para a cidade de Amarante em miss√£o. Ele ficou conhecido como um segundo fundador dessa cidade, porque o seu amor apost√≥lico o levava a ser um sinal no meio da sociedade.

Em 1262, partiu para a gl√≥ria, deixando para o povo de Amarante, para todas as gera√ß√Ķes ao norte de Portugal, para toda Europa e para todo o mundo, um testemunho de santidade que colabora para uma civiliza√ß√£o mais justa.

Frei Gonçalo de Amarante, rogai por nós!



23

Nov

Dia de atividades comemorativas do Dia do Pobre

Local: Casa 49

24

Nov

Reunião do Apostolado de Oração

Local: Casa 49

25

Nov

Solenidade de Cristo Rei

Local: Basílica Santuário do Senhor do Bonfim