07 de Outubro de 2014

Homilia - 26º Dom. do Tempo Comum

Dia da Bíblia – 28.09.14 ( Ez 18,25-28; Fl 2,1-11; Mt 21,28-32 ) - Hoje, dia 28 de setembro, último domingo do mês, estamos celebrando o dia da Bíblia e, mais uma vez, queremos proclamar a nossa fé na inspiração divina da Sagrada Escritura.

Homilia - 26 Dom. do Tempo Comum

A nossa convicção de que “na redação dos livros sagrados Deus escolheu homens, dos quais se serviu fazendo-os usar suas próprias faculdades e capacidades, a fim de que, agindo Ele próprio neles e por eles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo e só aquilo que Ele próprio quisesse” ( DV 11).

Assim, nós entendemos que os autores inspirados, isto é, aqueles homens que escreveram os textos bíblicos foram assistidos e iluminados pelo Espírito Santo. Nós  compreendemos que a Sagrada Escritura deve ser lida e interpretada à luz do mesmo Espírito em que foi escrita (cf DV 12) e ficamos convencidos de que  devemos vivenciar os ensinamentos contidos na Bíblia para o nosso bem, para o nosso crescimento espiritual, para que possamos fazer sempre a vontade do Pai, conforme Jesus nos convida no evangelho de hoje. O Mestre através de uma parábola revela que a obediência desejada por Deus para fazer a sua vontade, não deve ser expressa numa perspectiva de simples formalidade, mas sim de coerência e espontaneidade.

Jesus fala de um pai que deu a mesma ordem a dois filhos que tiveram atitudes diferentes, contrárias. Quando o pai convocou o filho mais velho para trabalhar na vinha, ele primeiro disse que não iria, mas depois voltou atrás e foi. Quando o  filho mais novo recebe o mesmo convite, imediatamente, ele disse sim, mas  não cumpriu a promessa. Percebemos que a reação de cada um deles em relação à vontade do pai é diferente, tanto no que diz quanto no que realiza. A recusa formal do primeiro não o impediu de mudar sua atitude, reconsiderando sua decisão, ao passo que o outro filho, apesar de ter dito sim, não cumpriu o prometido.

Esta parábola permite-nos fazer uma reflexão sobre nossos procedimentos para fazer a vontade do Pai que está no céu, sobre nossas ações e posicionamentos em determinadas  situações ou circunstâncias da vida.

Há pessoas, por exemplo, que fazem votos, promessas ou juramentos a uma divindade,  por ocasião da conclusão de um curso, de um casamento, de uma profissão religiosa. Outros para assumir um cargo, seja ele na empresa, no governo, mas, ao conquistar o que desejava, ao assumir a função confiada, principalmente, função de governo, a maioria não cumpre o que professou. Esta contradição gera conseqüências desastrosas na vida pessoal, na vida familiar ou religiosa, no desempenho profissional ou administrativo, numa instituição ou na sociedade. É motivo de frustração, infidelidade, incoerência, injustiça, desmandos administrativos, violência e muitos outros transtornos pessoais e sociais.

Assim sendo, Jesus convida cada um de nós para ter consciência de que a vida em todas as suas dimensões deve ser marcada pelo compromisso de sinceridade, coerência, honestidade, fidelidade, responsabilidade, firmeza e honradez; para seguir o exemplo dos que assumem suas obrigações com naturalidade, simplicidade, disponibilidade, autonomia, liberdade, respondendo e assumindo cada “sim”.

Vale ressaltar que a referida parábola é um questionamento apresentado aos sacerdotes e aos anciãos do povo que eram incoerentes e não expressavam o desejo de mudar de vida, de atitudes. Jesus adverte dizendo que os cobradores de impostos e as prostitutas vão entrar antes no Reino do Céu porque demonstraram disposição para a conversão, porque creram nele. Também hoje, há muitas pessoas que, mesmo não conhecendo o evangelho, não freqüentando a igreja e não se dizem cristãos, vivem seus compromissos com fidelidade, procedendo melhor do que muitos de nós. Portanto, não devemos considerar que somos  melhores ou mais perfeitos em relação a qualquer que seja a outra pessoa.

O profeta Ezequiel garante, na primeira leitura, que sempre há uma oportunidade para aquele que se arrepende e o mais importante é a perseverança e o propósito de ser fiel.

São Paulo adverte que o importante não é apenas, mas, principalmente, ser e mostra a necessidade de tirarmos as máscaras dos nossos rostos, para que sejamos verdadeiros, nutrindo a disposição interior para fazer a vontade do Pai bondoso e misericordioso, aconselhando que nada façamos “por competição, ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro ( vv 3-4) e acrescenta: “Tende entre vós o mesmo sentimentos que existe em Cristo Jesus” ( v 5 ).

Procedendo assim, caminha-se coerentemente com fidelidade e comprometimento as promessas ou os jumentos feitos.