11 de Janeiro de 2018

Milhões de devotos participam da Lavagem de Corpo e Alma nesta quinta-feira (11)

A festa é celebrada há mais de 200 anos e sempre emociona todos os fiéis


Orientados pelo lema "Banhando a Cidade do Salvador de solidariedade e paz", milhões de fiéis e turistas participaram da tradicional Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim nesta quinta-feira (11). Vestidos com a camisa da 5ª Caminhada Lavagem de Corpo e Alma, os fiéis fizeram um percurso de 8 km, seguindo da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, em direção à Colina Sagrada. A festa é celebrada há mais de 200 anos. 

Era próximo das 8h quando a Imagem do Senhor do Bonfim, já ansiosamente aguardada pelos devotos, foi conduzida no andor decorado com fitinhas para a caminhada. Uma multidão acompanhou o trajeto homenageando Senhor do Bonfim, sempre com cânticos de louvor, muita oração, agradecimentos e pedidos. Ao longo de todo o trecho uma corda também foi segurada pelos fiéis com as fitinhas que foram amarradas com os pedidos desde a última sexta-feira de 2017. 

Por volta das 12h, uma parada especial em frente às Obras Sociais Irmã Dulce, onde os peregrinos foram acolhidos pela Superintendente, Maria Rita Pontes, e demais funcionários das obras. Na oportunidade, Pe. Edson Menezes da Silva, Reitor da Basílica do Bonfim, rezou e abençoou os pacientes e os funcionários, e ressaltou o lançamento do edital para o Caminho da Fé, realizado nesta quarta-feira (10) na Praça do Bonfim. "Brevemente teremos o início das obras. As pessoas poderão caminhar, rezando e meditando daqui do Santuário onde repousa o corpo de Irmã Dulce, até o Bonfim, que também vai ganhar uma praça nova, adaptada para as Celebrações e para o próprio movimento de turistas e devotos que para lá acorrem".   

Chegando à Colina Sagrada, a Imagem do Senhor do Bonfim foi conduzida para o interior da Basílica Santuário e preparada para a bênção dada por Pe. Edson. Enquanto isso, os membros da Devoção do Senhor do Bonfim acolheram as baianas e entregaram as vassouras para a lavagem do adro da Basílica. Após o ritual da lavagem, todos ouviram atentamente a mensagem de Pe. Edson e receberam a bênção do Senhor do Bonfim.

Ao proferir suas palavras, Pe. Edson destacou a importância do combate à violência e à intolerância. "Sintam-se acolhidos pelo próprio Senhor do Bonfim, que aqui na Colina Sagrada nos recebe de braços abertos, motivando-nos a abrir o nosso coração para acolher a todos sem distinção e sem resistências. Aqui estamos na Colina Sagrada para assimilar a lição do combate a todo tipo de violência, de intolerância, de exclusão, de sentimento de superioridade. Pedimos a proteção do Senhor do Bonfim para este ano de 2018, a paz para nossas famílias, para a Bahia, o Brasil e o mundo inteiro. Voltamos para nossas casas convencidos de que precisamos contribuir e lutar por um mundo melhor e mais irmão. Daqui sairemos melhores do que chegamos, porque fomos tocados pela ternura misericordiosa do Senhor do Bonfim". 




Crédito: Anna Carolina Lima/Amex


28

Set

Ultima sexta-feira do mês

Local: Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

30

Set

Dia de São Jerônimo - Dia da Bíblia

Local: Basílica Santuário do Senhor do Bonfim