14 de Novembro de 2016

Missa campal marca fechamento da Porta da Misericórdia no Bonfim

Celebração aconteceu na manhã deste domingo (13) e foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger

No início da manhã deste domingo (13) centenas de fiéis começaram a subir a Colina Sagrada para a Missa campal de encerramento do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Gilson Andrade da Silva, pelo Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, Pe. Edson Menezes da Silva, e pelos padres da Arquidiocese de Salvador.

"Há muita gente que trazemos hoje no coração. Chegamos ao término de um Ano Jubilar. Nele experimentamos um tempo de graça. Falar de misericórdia é falar de Jesus Cristo, o rosto misericordioso do Pai. No olhar fixo de Jesus podemos encontrar o amor da Santíssima Trindade e aqui na Mansão da Misericórdia a expressão desse amor é ainda mais forte. Seu Filho nos ouviu, nos acolheu e nos perdoou ao longo desses onze meses. Quantas conversões aconteceram. Agora começa uma nova etapa do Ano Santo, agora Ele nos envia para olhar pelos doentes e estarmos atentos às necessidades que nos cercam. A todos foi oferecido um tempo precioso de misericórdia e conversão", disse Dom Murilo.

Pe. Edson falou sobre a importância das peregrinações dos fiéis de vários estados do Brasil para a Basílica do Bonfim. "Foi um ano de muita movimentação aqui na igreja e que realmente confirmou a vocação especial do Bonfim de Santuário. A busca pela confissão também foi muito interessante durante o Ano Santo. Foi um ano abençoado".

Maria das Graças Santos, da Comunidade Católica Shalom, passou três vezes pela Porta da Misericórdia da Basílica Santuário e conta como foi a experiência. "Foi uma experiência muito rica da misericórdia de Deus, pois aprendi a ter misericórdia com os outros, a ouvir e ter paciência. Durante esse período recebi graças de reconciliações em minha vida. Ao passar pela Porta, pedi pela misericórdia do meu pecado e da humanidade. Hoje estou aqui para agradecer pela oportunidade de ter vivenciado este Ano Santo.

Mariza Maria da Cruz Costa, da Igreja de São Bartolomeu, do bairro de Pirajá, que ainda não tinha feito o ritual de passagem pela Porta Santa, agradeceu a Deus pelo ensinamento da misericórdia. "Sem a misericórdia de Deus não somos nada. Passei por muitas provações esse ano, mas como sou contrita com Deus, consegui vencer. Foi muito importante o Papa ter proclamado este Ano Santo".

Já Maria das Dores da Silva, também da Igreja de São Bartolomeu, revela que durante este Ano Santo passou doze vezes pela Porta e cumpriu todas as orientações. "A primeira vez vim só, na segunda estive aqui com o Grupo do Apostolado da Oração de minha igreja. Já na terceira vez prometi vim durante nove sextas-feiras seguidas para agradecer e pedir por uma graça".

No fim da celebração a imagem do Senhor do Bonfim foi entronizada enquanto todos entoavam o Hino ao Senhor do Bonfim. A Porta da Misericórdia ainda ficou aberta até após a missa das 17h deste domingo (13).

Crédito: Anna Carolina Lima