07 de Julho de 2014

Missa comemora 260 anos da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Centenas de pessoas lotaram a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim na manhã deste domingo (6) durante a missa das 7h30, celebrada pelo reitor padre Edson Menezes.

Além de marcar a posse de novos irmãos na Devoção do Senhor do Bonfim, a celebração deste dia teve um motivo especial, pois foi comemorado os 260 anos de existência da Basílica. “Hoje, particularmente, aqui, na Colina Sagrada, temos um motivo especial para dar graças a Deus. Estamos comemorando 260 anos da inauguração desta Igreja, ocorrido no dia 24 de junho. Queremos agradecer a Deus pela existência deste Templo, que se tornou referência da fé católica do povo baiano e brasileiro, nesta cidade do Salvador, sendo um local que congrega povos, nações e credos diferentes; que torna realidade um anseio do Santo Padre, o Papa Francisco, do exercício e do cultivo da cultura do encontro”, disse padre Edson Menezes.

Padre Edson também ressaltou a importância da Basílica para o povo. “Estando localizada no alto de uma colina, a Igreja do Bonfim é o lugar especial do encontro com Deus para pedir graças, proteção, cura, saúde, discernimento e tudo aquilo que possamos desejar ou necessitar. É lugar de agradecer pelas vitórias alcançadas ou pelo sucesso resultante de um tratamento médico, cirurgia ou de exame; concurso, conclusão de um curso, partida de futebol, campanha eleitoral e de tantas outras conquistas”.

Finalizando, o reitor agradeceu pela colaboração de cada pessoa que ajuda a manter a Basílica recebendo fiéis e a parabenizou pelos 260 anos de existência. “Na condição de reitor deste Santuário agradeço também ao povo baiano, aos devotos do Senhor do Bonfim, em nome dos demais padres que aqui trabalham, dos diáconos, dos leigos engajados, dos funcionários e dos irmãos o amor, o carinho, o sentimento de posse e de pertença que têm por esta Basílica Santuário, colaborando no dia-a-dia para sua manutenção, apoiando nossos projetos pastorais, comunicando-nos com espírito de corresponsabilidade aquilo que o agrada e aquilo que não funciona bem, expressando preocupação ou contentamento a fim de que possamos oferecer sempre o melhor para todos”. “Parabéns! Igreja Catedral do povo baiano, referência da fé e da religiosidade para o povo brasileiro, para os estrangeiros. Parabéns! Mansão da Misericórdia, parabéns! Basílica Santuário do Senhor do Bonfim”.

Crédito: Anna Carolina Lima