13 de Novembro de 2013

Nasce a devoção. Uma história de fé!

Nasce a devoo. Uma histria de f!

As atividades em louvor ao Senhor do Bonfim foram introduzidas, logo após a chegada da primeira imagem, em 1740, pelas mãos de Theodózio Rodrigues de Faria, Capitão de Mar e Guerra do reinado de Portugal. Por ocasião da Ressurreição do Senhor, em 18 de abril de 1745, com grande festividade, o Capitão devoto colocou a imagem para veneração dos fiéis na Capela de Nossa Senhora da Penha de França de Itapagipe. Naquela mesma solenidade, foi fundada uma irmandade de devotos leigos que, após eleição, passou a denominar-se “Devoção do Senhor do Bonfim”.

Foi construída uma Capela e, em 1746, foram iniciadas as obras. Sua arquitetura seguiu o modelo das igrejas portuguesas do século XVIII. No dia 24 de junho de 1754, após a conclusão das obras internas, foi transladada a sagrada imagem da Capela da Penha para a colina do Bonfim. A data da celebração do Senhor do Bonfim já passou por diferentes períodos do ano, mas a partir de 1773, ficou afixada em janeiro, no segundo domingo depois da Festa de Reis.

FONTE: Site Oficial (www.arquidiocesesalvador.org.br).