12 de Outubro

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Com muita alegria nós, brasileiros, lembramos e celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e das famílias brasileiras: Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG).

Convocados pela C√Ęmara de Guaratinguet√°, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e Jo√£o Alves sa√≠ram √† procura de peixes no Rio Para√≠ba. Desceram o rio e nada conseguiram.

Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede.

A imagem ficou com Filipe, durante anos, at√© que presenteou seu filho, o qual usando de amor √† Virgem fez um orat√≥rio simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os s√°bados as gra√ßas do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordin√°rios de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regi√Ķes do Brasil.

Por volta de 1734, o Vig√°rio de Guaratinguet√° construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta √† visita√ß√£o p√ļblica em 26 de julho de 1745. Mas o n√ļmero de fi√©is aumentava e, em 1834, foi iniciada a constru√ß√£o de uma igreja maior (atual Bas√≠lica Velha).

No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irm√£os da Congrega√ß√£o dos Mission√°rios Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos p√©s da Virgem Maria para rezar com a Senhora “Aparecida” das √°guas.

O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção à Virgem, foi quando em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus.

Em 1967, completando-se 250 anos da devo√ß√£o, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santu√°rio de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a import√Ęncia do Santu√°rio e estimulando o culto √† M√£e de Deus.

Com o passar do tempo, a devo√ß√£o a Nossa Senhora da Concei√ß√£o Aparecida foi crescendo e o n√ļmero de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Bas√≠lica tornou-se pequena. Era necess√°ria a constru√ß√£o de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos mission√°rios Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve in√≠cio, em 11 de novembro de 1955, a constru√ß√£o de uma outra igreja, a atual Bas√≠lica Nova. Em 1980, ainda em constru√ß√£o, foi consagrada pelo Papa Jo√£o Paulo ll e recebeu o t√≠tulo de Bas√≠lica Menor. Em 1984, a Confer√™ncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Bas√≠lica de Aparecida Santu√°rio Nacional, sendo o “maior Santu√°rio Mariano do mundo”.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

Ultima sexta-feira do mês

Dia de S√£o Jer√īnimo - Dia da B√≠blia