Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Mais do que memória ou festa de um dos santos de Deus, neste dia estamos solenemente comemorando a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Rainha de todos os santos.

Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, √© muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, M√£e de Deus, usavam express√Ķes como: cheia de gra√ßa, l√≠rio da inoc√™ncia, mais pura que os anjos.

A Igreja ocidental, que sempre muito amou a Sant√≠ssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceita√ß√£o do mist√©rio da Imaculada Concei√ß√£o. Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as quest√Ķes de escola sobre a Imaculada Concei√ß√£o da Virgem. Foi o franciscano Jo√£o Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Sant√≠ssima Virgem era destinada a ser m√£e do seu Filho. Isso √© poss√≠vel para a Onipot√™ncia de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da reden√ß√£o de Cristo.

Rapidamente a doutrina da Imaculada Concei√ß√£o de Maria, no seio de sua m√£e Sant’Ana, foi introduzido no calend√°rio romano. A pr√≥pria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labour√© pedindo que se cunhasse uma medalha com a ora√ß√£o: “√ď Maria concebida sem pecado, rogai por n√≥s que recorremos a v√≥s”.

No dia 8 de dezembro de 1854, atrav√©s da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.

A pr√≥pria Virgem Maria, na sua apari√ß√£o em Lourdes, em 1858, confirmou a defini√ß√£o dogm√°tica e a f√© do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos n√≥s: “Eu Sou a Imaculada Concei√ß√£o”.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

Reze esta oração a Nossa Senhora da Imaculada Conceição

/>

Jul

Visita da Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim à Cidade de São Sebastião do Passé