31 de Janeiro de 2016

Nova Diretoria da Devoção do Senhor do Bonfim toma posse neste domingo (31)

O novo corpo de dignitários da Devoção do Senhor do Bonfim tomou posse na manhã deste domingo (31) em uma cerimônia que contou com uma missa celebrada pelo reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva, e transmitida pela WEB TV do Bonfim.

Ao citar o fundador da Devoção, o capitão de mar e guerra Teodósio de Faria, padre Edson lembrou do compromisso da irmandade com sua missão. "Cultivem o firme propósito de fidelidade para cumprir finalidades próprias dessa Devoção conforme o desejo do seu fundador". O reitor também destacou as ações concretizadas na gestão de Artur Napoleão de Carneiro Rêgo. "Agradeço a diretoria que conclui seu período de atuação, responsável pela mudança estrutural, funcional e organizacional, pelos projetos, empreendimentos e investimentos realizados que assim marcam um novo tempo na história dessa secular irmandade que com certeza servirá de referência para outras irmandades existentes na nossa Arquidiocese. As normas do estatuto, particularmente as últimas alterações, foram feitas com o objetivo de que essa entidade acompanhe a evolução atual do tempo e possa caminhar em comunhão com a igreja e seus pastores, desenvolvendo em parceria ações de assistência aos menos favorecidos ou obras de misericórdia e outras de caráter pastoral correspondentes às exigências particulares de um Santuário com o alcance e a influência internacional da Igreja do Senhor do Bonfim".

Após a celebração eucarística foi realizada a sessão solene de posse do juiz (Francisco José Pitanga Bastos), 1º tesoureiro (Jorge Nunes Contreiras), 2º tesoureiro (Thomaz Gonçalves de Jesus Neto), 1º procurador (Jorge Teixeira de Almeida), 2º procurador (Durval Júlio Ramos Neto), 1º escrivão (Fernando José Máximo Moreira) e 2ª escrivã (Maria de Fátima de Carvalho Rêgo) no salão do Centro Comunitário da Devoção do Senhor do Bonfim, com a presença de diversos irmãos, amigos e familiares dos novos gestores. A nova diretoria, a partir de agora comandada por Francisco José Pitanga Bastos, conduzirá a irmandade pelos próximos três anos. A mesa administrativa foi eleita no dia 21 de dezembro de 2015.

"Prosseguimos hoje dialogando com a cidade do Salvador e exercendo com zelo e brilho as funções inerentes a uma instituição mantenedora de um Santuário católico que é abrigar, acolher, consolar e proteger. A nossa Devoção continua a construir caminhos que possam tornar menos árdua a vida dos peregrinos, romeiros, turistas e fiéis de todas as partes do mundo, cumprindo assim o objetivo desta instituição que é de promover por todos os meios o culto a Nosso Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Guia", disse o juiz empossado, Francisco José Pitanga Bastos.

Entre as metas da nova administração estão a consolidação e ampliação do espaço definido para o Santuário, agregando ao seu serviço religioso, social e cultural as Casas dos Romeiros anteriormente alugadas, a construção de um estacionamento para veículos, a implantação de um novo e moderno equipamento de som na Basílica Santuário para maior brilhantismo das celebrações, a restauração total do órgão de tubos, com previsão de ser instalado na Basílica até o fim de dezembro deste ano, a rigorosa manutenção da Basílica, especialmente no setor elétrico e nos seus altares, e a climatização da Sacristia e do salão do Centro Comunitário.

Crédito: Anna Carolina Lima