07 de Junho de 2016

OSBA apresenta Concerto Bach Etéreo na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

OSBA apresenta Concerto Bach Etreo na Baslica Santurio do Senhor do Bonfim

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) apresenta no próximo sábado (11), às 18h30, o concerto “Bach Etéreo”, na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. A apresentação, com entrada gratuita, terá a regência do maestro Carlos Prazeres, com a participação dos solistas Tota Portela (flauta), Ana Zanata (violino) e Uibitu Smetak (violino). A proposta do concerto é destacar momentos da obra do compositor, organista, violinista e cravista alemão Johann Sebastian Bach.

Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim foi inaugurada em 24 de junho de 1754 com o objetivo de continuar a devoção e espalhar o culto de veneração ao Senhor do Bonfim, que iniciou-se em 1745 através do capitão de mar e guerra Teodósio Rodrigo de Faria, de Portugal, fervoroso devoto do Senhor do Bonfim. Ele havia feito uma promessa durante uma tempestade de que, se sobrevivesse, traria para o Brasil as imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia.

Pela Páscoa da Ressurreição do Senhor, em 18 de abril de 1745, Dom Botelho de Matos, Arcebispo da época, autorizou a Teodósio que a imagem trazida de Setúbal, em Portugal, esculpida em pinho de riga e medindo 1,06 cm de altura, fosse colocada na Igreja de Nossa Senhora da Penha de França de Itapagipe, local que a partir de então tornou-se centro de romarias. Na mesma ocasião foi fundada uma irmandade de devotos leigos que passou a ser chamada, após uma eleição, de Devoção do Senhor do Bonfim.

A capela teve suas obras iniciadas em 1746 e em 1754, após a conclusão das obras internas, foi trazida da Capela da Penha para a Colina do Bonfim a sagrada imagem, em procissão, onde o VI vice-rei esteve presente, junto da população, na celebração de missa solene. Em 1772 as obras da capela foram concluídas.

A Basílica tem a arquitetura em estilo neoclássico e a fachada em rococó, seguindo o modelo das igrejas portuguesas dos séculos XVIII e XIX, com afrescos e azulejaria.

Serviço:

O que: Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – Concerto Bach