13 de Dezembro de 2017

Papa: Encontro dominical com Jesus dá força para viver com coragem e esperança

Papa: Encontro dominical com Jesus dá força para viver com coragem e esperança

Cerca de 7 mil fiéis e peregrinos participaram da Audiência Geral com o Papa Francisco nesta quarta-feira, 13, na Sala Paulo VI, no Vaticano. Na catequese de hoje, o Santo Padre retomou o ciclo de reflexões sobre a Missa, com o tema: “Porque ir à missa aos domingos?”.

Francisco explicou que desde os primeiros tempos, os discípulos de Jesus celebravam o encontro eucarístico com o Senhor no dia que os judeus chamavam “o primeiro da semana” e os romanos “o dia do sol”. Depois da Páscoa, eles acostumaram-se a esperar a visita do seu divino Mestre no primeiro dia da semana. assim, o primeiro dia da semana passou a ser chamado pelos cristãos de “o dia do Senhor”, isto é, o domingo.

“A celebração dominical da Eucaristia está no centro da vida da Igreja. Nós vamos à missa para encontrarmos o Senhor ressuscitado, ou melhor, para nos deixarmos encontrar por ele”, disse o Papa.

“Ouvir a sua palavra, alimentar-nos à sua mesa e, assim, nos tornarmos Igreja, o seu corpo místico vivo hoje no mundo. Por isso, o domingo é para nós um dia santo: santificado pela Celebração Eucarística, presença viva do Senhor para nós e entre nós. É a missa que faz cristão o domingo”, acrescentou.

O Pontífice constatou, porém, que infelizmente há comunidades cristãs que não podem ter missa todos os domingos, mas também elas são chamadas a recolher-se em oração nesse dia, “ouvindo a Palavra de Deus e mantendo vivo o desejo da Eucaristia”.

“Sem Cristo, estamos condenados a ser dominados pelo cansaço do dia a dia com as suas preocupações e pelo medo do futuro. O encontro dominical com Jesus dá-nos a força de que necessitamos para viver com coragem e esperança os nossos dias”.

Concluindo a catequese, o Papa explicou que não é suficiente responder que ir à missa aos domingos é um preceito da Igreja. “Nós cristãos precisamos participar da missa dominical porque somente com a graça de Jesus, com a sua presença viva em nós e entre nós, podemos colocar em prática o seu mandamento e sermos testemunhas críveis. Mais ainda: a comunhão eucarística com Jesus ressuscitado antecipa aquele domingo sem ocaso em que toda a humanidade entrará no repouso de Deus”.

Fonte: Amex, com Rádio Vaticano

Nenhum evento encontrado