13 de Março, 2017

Papa Francisco completa quatro anos de pontificado

Francisco é o primeiro papa proveniente da Ordem dos Jesuítas

Nesta segunda-feira (13), feriado no Vaticano, o Papa Francisco comemora seu quarto ano de Pontificado.

O Cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito em 13 de março de 2013, no segundo dia do Conclave, escolhendo o nome de Francisco. Ele é o primeiro Jesuíta a ser eleito Papa.

Ao ser eleito, há quatro anos na Capela Sistina, perguntaram a Bergoglio se aceitava. "Eu sou um grande pecador. Mas, confiando na misericórdia e paciência de Deus, no sofrimento, aceito", disse.

Papa Francisco apareceu ao povo na sacada central da Basílica Vaticana, por volta das 20h30, horário de Roma. Vestindo apenas a batina branca papal, dirigiu-se à multidão presente na Praça São Pedro.

"Irmãos e irmãs, boa noite! Vocês sabem que o objetivo do Conclave era eleger o Bispo de Roma. Meus irmãos Cardeais foram buscá-lo quase ao fim do mundo. Por isso, eis-me aqui! Agradeço a todos pela acolhida. Agora, a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo. Obrigado!", declarou.

A seguir, Francisco acrescentou:

“E agora iniciamos este caminho, o Bispo com seu Povo... o caminho da Igreja de Roma que preside a todas as outras Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de mútua confiança. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Espero que este caminho eclesial, que hoje começamos, com a ajuda do Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta Cidade tão bela!

Dito isso, o novo Papa concedeu a sua Bênção Apostólica. Antes, porém, pediu um favor aos presentes. "Antes que o Bispo abençoe o povo, peço-lhes que rezem ao Senhor para que me abençoe. É a oração do povo, pedindo a bênção para o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração por mim".

Assim, o Papa inclinou a cabeça, em sinal de oração, e todos na Praça fizeram silêncio por alguns momentos. Por fim, Francisco deu a sua primeira bênção "Urbi et Orbi", aos fiéis de Roma e do mundo inteiro, e concluiu desejando a todos boa noite e bom descanso.

Fonte: Rádio Vaticano