02 de Dezembro de 2016

Reitor e Juiz apresentam programação da Festa do Senhor do Bonfim 2017

Em 2017, a festa abordará o contexto do Ano Jubilar Mariano, por ocasião dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul

A programação da Festa do Senhor do Bonfim, que em 2017 será realizada no dia 15 de janeiro, foi divulgada na manhã desta sexta-feira (02) pelo Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, Pe. Edson Menezes da Silva, e pelo Juiz da Devoção do Senhor do Bonfim, Francisco José Pitanga Bastos, durante uma coletiva de imprensa no Auditório do Centro Comunitário Senhor do Bonfim.

"É uma festa que marca a vida da cidade e reúne pessoas vindas do mundo inteiro, que sobem a Colina Sagrada para pedir ou agradecer ao Senhor do Bonfim. É a festa maior da Bahia. É a nossa festa. Continuamos com o fervor e a ação missionária iniciadas no Ano Santo da Misericórdia", disse padre Edson. Em sintonia com o Ano Jubilar Mariano, o tema da festa é “Ao pé da cruz, Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria, porque não quer que caminhemos sem a proteção de uma mãe”. A programação conta com a Novena Preparatória entre os dias 5 e 14 de janeiro, às 19h, na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. Já a Lavagem do Adro da Basílica, conhecida como Lavagem de Corpo e Alma, será realizada no dia 12 de janeiro, a partir das 8h, saindo da Basílica da Conceição da Praia em direção à Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

"Estamos felizes por mais uma vez realizarmos essa festa e por contribuirmos para o desenvolvimento do turismo religioso da nossa cidade. Nossa festa é a Novena, uma peça sinfônica belíssima, que é um Patrimônio Imaterial do Brasil. Senhor do Bonfim receberá de braços abertos todos os fiéis", disse Francisco.

Na ocasião, também foram anunciadas novidades para os festejos. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, dará uma Bênção Apostólica pela primeira vez após a Missa Solene, com Indulgência Plenária, no dia 15 de janeiro. Na procissão dos três pedidos, também no dia 15, a partir das 16h, haverá a participação de várias Imagens do Bom Jesus, demonstrando algumas devoções do povo baiano. Para abrilhantar ainda mais as homenagens ao Senhor do Bonfim, a Basílica Santuário recebe de 13 a 16 a visita da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem no rio Paraíba do Sul. "Nossa Senhora chegará à Basílica no dia 13 de janeiro, às 19h, e ficará no altar, junto ao Senhor do Bonfim. Ela participará da procissão, saindo junto com a imagem do Senhor do Bonfim", explicou Pe. Edson.

Além disso, desde o dia 1º de dezembro deste ano até o dia 31 de janeiro de 2017, a Basílica Santuário fica aberta até 20h.

No dia da lavagem, com a parceria da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, e em suas instalações, será realizada a primeira edição do evento Parada Obrigatória do Bonfim, que deverá atender a todos os fiéis que se deslocarem do Comércio até a Colina Sagrada, oferecendo um ambiente acolhedor, praça de alimentação com  Food Trucks (da Bahia Food Park), serviço de bebidas, segurança, limpeza, boa música, sanitários, feira de artesanato e uma feijoada da Chefa Leka. O evento é aberto ao público, das 8h30 até às 18h, disponibilizando assim um local agradável para descanso e lazer, com uma vista privilegiada do movimento da festa. O espaço também estará disponível para o acesso de todos os fiéis que adquirirem as camisas da caminhada. Toda renda obtida com o evento será revertida para a reforma do Altar Mor da Igreja do Senhor do Bonfim.

Na oportunidade, Pe. Edson apresentou o kit da Lavagem, que custará R$32, e toda a renda será revertida para a ampliação da sede do Projeto Bom Samaritano, obra social da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, que ajuda pessoas carentes de Salvador.

Crédito: Anna Carolina Lima