Santuário

Projeto Bom Samaritano

O Projeto Bom Samaritano é uma organização civil, sem fins lucrativos, beneficente, diretamente vinculado à Basílica Santuário do Senhor do Bonfim e a Devoção do Senhor do Bonfim, de natureza religiosa, inspirado na parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 29-37), que procura desenvolver a mística da misericórdia, própria da Basílica Santuário, por entender que a prática da caridade é um dever da Igreja.

A ideia da criação do projeto surgiu durante um chamado de Deus que o reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva, recebeu em uma missa que celebrava para casais no Santuário de Irmã Dulce. O objetivo de padre Edson era criar um projeto, de caráter social e não assistencialista, para tirar os pedintes das escadarias e evitar que os fiéis fossem abordados por essas pessoas. Desde sua fundação, em 10/03/2008, o Bom Samaritano se propõe a prestar atendimento aos ambulantes do entorno da Basílica Santuário, aos ex-pedintes das escadarias e às pessoas carentes e suas famílias, que se encontram em condição de vulnerabilidade social, viabilizando assim encaminhamentos e orientações que promovam a inclusão social e o resgate da dignidade de cada um. Tem como missão também proporcionar a essas pessoas momentos de formação humana e espiritual, renascimento da fé e da esperança, e promover a inserção em cursos e oficinas, com atividades produtivas.

O projeto atende mais de 300 assistidos por mês, que recebem cestas básicas nas primeiras e segundas quartas-feiras de cada mês, além das necessidades imediatas, que são aquelas pessoas que buscam algum tipo de ajuda, e outras instituições da Península Itapagipana. A equipe é formada por 26 voluntários, que atuam em regime de plantão durante a semana, e uma funcionária do Serviço Social. Entre as atividades desenvolvidas estão: assistência social às famílias dos assistidos e ambulantes que atuam no entorno do Bonfim; manutenção de contato com entidades governamentais e não governamentais, buscando cursos que propiciem a melhoria do serviço prestado pelos ambulantes; encaminhamentos para buscar junto ao governo benefícios como aposentadoria, Bolsa Família e programas de casa própria; e ajuda para deslocamento (viagens). Além disso, o projeto encaminha para neuro pediatra, através da Universidade Federal da Bahia, e dispõe dos serviços de duas advogadas. O mais novo serviço oferecido, desde janeiro de 2016, é na área de saúde, com atendimento de médica pediatra.

Todo o recurso arrecadado pelo Bom Samaritano vem dos fiéis, através de doações de alimentos na Basílica Santuário e em dinheiro.

Para contribuir basta dirigir-se até a sede, que fica na Praça Senhor do Bonfim, nº 49, Bonfim, Salvador-BA, CEP 40415-475, ou entrar em contato através do telefone: (71) 3672-1655 ou pelo e-mail: obrasociaisbomsamaritano@gmail.com


Projeto Bom Samaritano