01 de Março de 2017

Quaresma: tempo de conversão e perdão

Confira o artigo do Reitor da Basílica do Bonfim


Quaresma: tempo de converso e perdo

A Quaresma é um tempo de graça, tempo da manifestação de Deus, tempo de fazermos a experiência do perdão, da reconciliação, do amor e da misericórdia Divina.

Neste Tempo Litúrgico, somos convidados pela Igreja a buscar Jesus e a segui-Lo cultivando a perseverança e a fidelidade para fazer, como Ele fez, da nossa vida uma entrega total de amor ao Pai.

Neste Ano Nacional Mariano, devemos também aprender com a Virgem Maria, a Senhora das Dores, a sermos discípulos e discípulas que, como o Mestre, cultiva a humildade, a simplicidade, a disponibilidade para servir e a certeza da vitória diante das intempéries da vida.

Quaresma é tempo de conversão, de revisão de vida, de fazer a experiência de mudança de atitude, comportamentos e postura. É tempo de olhar para tudo o que temos vivido e como temos vivido: nossos relacionamentos em casa, no trabalho, na escola, na comunidade eclesial, nos ambientes de convivência, nosso relacionamento com Deus.

Quaresma é tempo de perdoar. O profeta Isaías nos diz no capítulo 30,18: “Em vista disso, o Senhor espera a hora de vos perdoar. Ele toma a iniciativa de mostrar-vos compaixão, pois o Senhor é um Deus justo, felizes os que nele esperam.”

É um tempo de grande graça. É um tempo oportuno para que possamos fazer o exercício de três gestos concretos: jejum, oração e caridade.

Façamos os referidos exercícios, vivamos intensamente a espiritualidade quaresmal e, de modo particular, participemos das celebrações do Tríduo Pascal. 

Crédito: Padre Edson Menezes da Silva, Reitor da Basílica do Bonfim


Nenhum evento encontrado!