Santa Margarida da Escócia

Neste dia lembramos com carinho a vida de mais uma irm√£ nossa que para a Igreja militante brilha como exemplo e no C√©u como intercessora de todos n√≥s pecadores chamados √† santidade. Santa Margarida nasceu na Hungria no ano de 1046, isto quando seu pai Eduardo III (de nobre fam√≠lia inglesa) a√≠ vivia exilado, devido aos conflitos pelo trono da Inglaterra (o rei da Dinamarca ocupara o trono ingl√™s). Em 1054, seu pai retornou √† Inglaterra, Margarida tinha portanto oito ou nove anos quando conheceu a p√°tria inglesa. No entanto, ap√≥s a morte de seu tio-av√ī, Santo Eduardo, em 1066, recome√ßaram os conflitos: a luta entre Haroldo e Guilherme da Normandia obrigou Edgardo, irm√£o de Margarida, a refugiar-se novamente na Esc√≥cia com a m√£e e as irm√£s, tendo-lhes o pai morrido alguns anos antes.

Vivendo na Escócia, Margarida casou-se com o rei Malcom III e buscou com os oito filhos (seis príncipes e duas princesas, uma delas chamada Edite, que veio posteriormente a ser rainha da Inglaterra e conhecida com o nome de Santa Matilde) a graça de constituir uma verdadeira Igreja doméstica. Santa Margarida, como rainha da Escócia, procurou cooperar com o rei, tanto no seu aperfeiçoamento humano (pois de rude passou a doce) quanto na administração do reino (porque baniu todas futilidades e aproximou os bens reais das necessidades dos pobres).

Conta-se que a pr√≥pria Santa Margarida alimentava e servia diariamente mais de cem pobres, ao ponto de lavar os p√©s e beijar as chagas daqueles que eram vistos e tratados por ela como irm√£os e presen√ßa de Cristo. Quando infelizmente seu esposo e filho morreram num assalto ao castelo, Margarida que tanto os amava n√£o se desesperou, mas sim aceitou e entregou tudo a Deus rezando: “Agrade√ßo, √≥ Deus, porque me d√°s a paci√™ncia para suportar tantas desgra√ßas!”

Santa Margarida entrou no Céu a 16 de novembro de 1093. Foi sepultada na igreja da Santíssima Trindade, em Dunfermline, para onde também o corpo do rei Malcom III foi levado mais tarde.

Santa Margarida da Escócia, rogai por nós!

Abr

Encontro de formação para novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

Local: Centro Comunit√°rio Senhor do Bonfim

Missa com 1ª Eucaristia das crianças