Santo Alberto Magno

Celebramos neste dia a santidade de um grande santo da nossa Igreja, o qual foi digno de ser intitulado de Magno (Grande). Nascido na Alemanha em 1206, numa famlia militar que desejava para Alberto a carreira militar ou administrativa.

Soldado do Senhor e administrador do Reino de Deus, devotssimo da Virgem Maria, Santo Alberto optou pelos desejos do corao de Deus, por isso depois de estudar cincias naturais em Pdua e Paris entrou na famlia Dominicana em 1223, a fim de mergulhar nos estudos, santidade e apostolado. Como consequncia da sua crescente adeso ao Reino, foram aumentando os trabalhos na “vinha do Senhor”, por isso na Ordem Religiosa foi superior provincial e mais tarde, nomeado pelo Papa, Bispo de Ratisbona, num tempo em que somente um santo e sbio poderia estabelecer a paz entre os povos e cidades, como de fato aconteceu.

Santo Alberto Magno era um apaixonado e vocacionado ao magistrio (teve como discpulo So Toms de Aquino); foi dispensado do Episcopado, para na humildade e pobreza continuar lecionando, pregando e pesquisando e dominando com tranquilidade os assuntos sobre mecnica, zoologia, botnica, metereologia, agricultura, fsica, tecelagem, navegao e outras reas do conhecimento, os quais inseriu no seu caminho de santidade: “Minha inteno ltima, escrevia, est na cincia de Deus”. Suas obras escritas encheram 38 grossos volumes e com o testemunho impregnou toda a Igreja de santidade e exemplo de quem soube viver com equilbrio e graa a f que no contradiz a razo.

Entrou no Cu em 1280, proclamado Doutor da Igreja e Patrono dos cultores das cincias naturais.

Santo Alberto Magno, rogai por ns!

Nenhum evento encontrado