Santo Ambrósio

Hoje fazemos mem√≥ria em toda a Igreja de Santo Ambr√≥sio, Bispo e Doutor da Igreja. De nobre e distinta fam√≠lia romana, nasceu provavelmente em 339, em Tr√©viros, onde seu pai exercia o cargo de prefeito das G√°lias. A m√£e ficou vi√ļva muito cedo e voltou a Roma com tr√™s filhos: Marcelina, que se consagrou a Deus e tomou o v√©u das virgens; S√°tiro, que morreu em 378, depois de exercer altos cargos do Estado; e Ambr√≥sio, o √ļltimo, que seguiu a carreira diplom√°tica, tradicional na fam√≠lia. Ambr√≥sio desde cedo aprendeu a alimentar as virtudes c√≠vicas e morais, ao ponto de ter sido governador da Em√≠lia, do L√°cio e de Mil√£o, antes de ser Bispo. Estudou Direito antes de estudar Teologia.

A m√£e de Ambr√≥sio devia ser crist√£ praticante e generosa. O Papa Lib√©rio (352-366) imp√īs pessoalmente o v√©u √† filha dela, Marcelina, e parece que visitava a casa da nobre senhora romana. Todos da fam√≠lia beijavam a m√£o de Lib√©rio. Ambr√≥sio, ainda crian√ßa, depois de se despedir do Pont√≠fice, tratou de imit√°-lo e estendeu a m√£o aos criados e √† irm√£, para que a beijassem. Marcelina recusou-a com bons modos mas ele respondia: “N√£o sabes que eu tamb√©m hei-de ser Bispo?” Dizia ent√£o Ambr√≥sio, por brincadeira, mais do que sabia. No entanto, era para isso que a Divina Provid√™ncia o destinava. Ambr√≥sio era governador de Mil√£o. Com a morte do Bispo de Mil√£o, chamado Ariano, Ambr√≥sio foi para a elei√ß√£o do novo Bispo, a fim de evitar grandes conflitos. Em meio a confus√£o, de repente uma crian√ßa grita: “Ambr√≥sio, Bispo!”. O Clero e o povo aderiu e todos aclamaram: “Queremos Ambr√≥sio Bispo!”. O povo teve que teimar durante uma semana, at√© que vendo nisto a voz de Deus, Ambr√≥sio que ocupava alto cargo no Imp√©rio Romano e somente era catec√ļmeno, cedeu a vontade do Senhor. O 1¬į Conc√≠lio de Niceia (325) tinha proibido que subisse ao Episcopado qualquer ne√≥fito. Mas o Papa e o Imperador aprovaram a elei√ß√£o. Depois de batizado, foi ordenado sacerdote e logo em seguida Bispo de Mil√£o. Tudo isso no ano de 374.

Providencialmente usou as qualidades de organizador e administrador para o bem da Igreja, podendo assim atuar no campo pastoral, pol√≠tico, doutrinal, lit√ļrgico, ao ponto de merecer o t√≠tulo de grande Doutor e Padre do Cristianismo no Ocidente. Sua figura pol√≠tica ficou marcante, principalmente quando aplicou ao Imperador uma dura penit√™ncia p√ļblica comum, pois teria Teod√≥sio consentido uma invas√£o √† cidade de Tessal√īnica, que resultou na morte de muitos. √Ä Imperatriz Justina, que desejou restaurar a est√°tua da deusa Vit√≥ria, op√īs-se valentemente enquanto viveu. Santo Ambr√≥sio, como homem de Deus, partilhou sua riqueza material e espiritual com o povo; jejuava sempre; pai carinhoso e t√£o grande orador que teve papel importante na convers√£o de Santo Agostinho. Deixou muitos escritos e morreu com 60 anos no ano de 397, ap√≥s 23 anos de servi√ßo ao seu amado Cristo, com estas palavras: “N√£o vivi de tal modo que tenha vergonha de continuar vivendo; mas n√£o tenho medo de morrer, porque temos um Senhor que √© bom”.

Santo Ambrósio, rogai por nós!

Jul

Visita da Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim à Cidade de São Sebastião do Passé

Local: São Sebastião do Passé

Jul