09 de Janeiro

Santo André Corsini

Nasceu no século XIV, dentro de uma família muito conhecida em Florença: a família Corsini. Nasceu no ano de 1302. Seus pais, Nicolau e Peregrina não podiam ter filhos, mas não desistiam, estavam sempre rezando nesta intenção até que veio esta graça e tiveram um filho. O nome: André.

Os pais fizeram de tudo para bem form√°-lo. Com apenas 15 anos, ele dava tanto trabalho e decep√ß√Ķes para seus pais que sua m√£e chegou a desabafar: ?Filho, voc√™ √©, de fato, aquele lobo que eu sonhava?. Ele ficou assustado, n√£o imaginava o quanto os caminhos errados e a vida de pecado que ele estava levando, ainda t√£o cedo, decepcionava tanto e feria a sua m√£e. Mas a m√£e completou o sonho: ?Este lobo entrava numa igreja e se transformava em cordeiro?. Andr√© guardou aquilo no cora√ß√£o e, sem a m√£e saber, no outro dia, ele entrou numa igreja. Aos p√©s de uma imagem de Nossa Senhora ele orava, orava e a gra√ßa aconteceu. Ele retomou seus valores, come√ßou uma caminhada de convers√£o e falou para o provencial carmelita que queria entrar para a vida religiosa. N√£o se sabe, ao certo, se foi imediatamente ou fez um caminho vocacional, o fato √© que entrou para a vida religiosa na obedi√™ncia √†s regras, na vida de ora√ß√£o e penit√™ncia. Ele foi crescendo nessa liberdade, que √© dom de Deus para o ser humano.

Santo André ia se colocando a serviço dos doentes, dos pobres, nos trabalhos tão simples como os da cozinha. Ele também saía para mendigar para as necessidades de sua comunidade. Passou humilhação, mas sempre centrado em Cristo.

Os santos foram e continuam a ser pessoas que comunicaram Cristo para o mundo. Mas Deus tinha mais para André. Ele ordenou-se padre e como tal continuava nesse testemunho de Cristo até que Nosso Senhor o escolheu para Bispo de Fiesoli. De início, ele não aceitou e fugiu para a Cartuxa de Florença e ficou escondido; ao ponto de as pessoas não saberem onde ele estava e escolher um outro para ser bispo, pela necessidade. Mas um anjo, uma criança apareceu no meio do povo indicando onde ele estava escondido. Apareceu também uma outra criança para ele dizendo-lhe que ele não devia temer, porque Deus estaria com ele e a Virgem Maria estaria presente em todos os momentos. Foi por essa confiança no amor de Deus que ele assumiu o episcopado e foi um santo bispo. Até que em 1373, no dia de Natal, Nossa Senhora apareceu para ele dizendo do seu falecimento que estava próximo. No dia da Epifania do Senhor, ele entrou para o céu.

Santo André Corsini, rogai por nós!

Missa em Ação de Graças os leigos voluntários da Basílica Santuário

Comemoração da Vocação do Leigo