13 de Janeiro

Santo Hil√°rio de Poitiers

Um dos santos padres da Igreja de Cristo, ele nasceu no ano de 315, em Poitiers, na Fran√ßa. Buscava a felicidade; mas sua fam√≠lia, pag√£, vivia segundo a filosofia hedonista, ligada ao povo grego-romano; ou seja, felicidade como sin√īnimo de prazeres, com puro bem-estar. Ent√£o, aquele jovem dado aos estudos, se perguntava quanto ao fim √ļltimo do ser humano; n√£o podia acabar tudo ali com a morte; foi perseguindo a verdade.

O Espírito Santo foi agindo até ele conhecer as Sagradas Escrituras. O Antigo Testamento o levou proclamar o Deus uno, que merece toda a adoração. Passando para o Novo Testamento, Santo Hilário foi evangelizado e, numa busca constante, ele se viu necessitado do santo batismo, entrar para Igreja de Cristo e se fazer membro deste Corpo Místico. Em 345, foi batizado. Não demorou muito já era sacerdote e, depois, ordenado bispo para o povo de Poitiers.

Ele sofria com as heresias do arianismo. Santo Hil√°rio, pela sua prega√ß√£o e seus escritos, foi chamado “O Atan√°sio do Ocidente”, porque ele combateu o Arianismo do Oriente. No tempo em que o imperador Const√Ęncio come√ßou a apoiar esta heresia, Santo Hil√°rio n√£o teve medo das autoridades. Se era para o bem do povo, ele anunciava com ousadia at√© ser exilado, mas n√£o deixou de evangelizar nem mesmo na cadeia. Por conselho, o pr√≥prio imperador o assumiu de volta em 360, porque os conselheiros sabiam da grande influ√™ncia desse santo bispo que n√£o ficava apenas em Poitiers, mas percorria toda a Fran√ßa.

Ele voltou, convocou um Concílio em Paris, participou de tantos outros conselhos no ocidente, mas sempre defendendo essa verdade que é Jesus Cristo, verdadeiro Deus, verdadeiro homem.

Santo Hilário de Poitiers foi se consumindo por essa verdade. Pelos seus escritos que chegam até o tempo de hoje, percebe-se este amor por Jesus Cristo. Não só numa busca pessoal, mas de promover a salvação dos outros. No século IV, ele partiu para a glória.

Santo Hilário de Poitiers, rogai por nós!

1¬ļ Dia do Tr√≠duo do Sagrado Cora√ß√£o de Jesus

2¬ļ Dia do Tr√≠duo do Sagrado Cora√ß√£o de Jesus