13 de Agosto

Santos Ponciano e Hipólito

Os santos de hoje, viveram caminhos que se chocaram durante a vida, no entanto, Ponciano e Hipólito se reconciliaram quando enfrentaram o exílio. Ponciano foi zeloso Papa da Igreja de Cristo, eleito em 230, enquanto Hipólito, um fecundo escritor e orador.

Aconteceu que, naquele tempo, rompeu um cisma na Igreja, onde Hip√≥lito defendia um tal rigorismo que os ad√ļlteros, fornicadores e ap√≥statas n√£o mereceriam perd√£o, mesmo diante de arrependimento. Ponciano, o Papa da Miseric√≥rdia, n√£o concordava com este duro princ√≠pio e nem outras reflex√≠veis cheias de boa f√©, por√©m que n√£o revelavam o cora√ß√£o do Pai, o qual escolheu a Igreja como instrumento deste amor que perdoa e salva.

Ponciano, que confirmava a f√© nos crist√£os, diante do clima de persegui√ß√£o criado pelo imperador Maximiano, foi denunciado e, por isso, preferiu prudentemente renunciar ao servi√ßo de Papa, visando o bem da Igreja e acolheu o ex√≠lio. Na ilha da Sardenha encontrou exilado tamb√©m o sacerdote Hip√≥lito e, em meio aos trabalhos for√ßados, se reconciliaram, sendo que Hip√≥lito renunciou aos seus erros, antes de colherem em 235 o “passaporte” do C√©u, ou seja o mart√≠rio.

Santos Ponciano e Hipólito, rogai por nós!

Jul

Visita da Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim à Cidade de São Sebastião do Passé

Local: São Sebastião do Passé

Jul