02 de Janeiro

São Basílio Magno

Hoje, recordamos três nomes e três amigos em Cristo Jesus. Reconhecidos como luminários da Capadócia, região da Turquia, são eles: Gregório, seu irmão de sangue, São Basílio Magno e o amigo São Gregório Nazianzeno. Dois irmãos de sangue, três grandes amigos em Cristo Jesus.

S√£o Bas√≠lio Magno nasceu no ano 4 d.C, em Cesar√©ia, dentro de uma fam√≠lia santa que buscava testemunhar, na pr√≥pria vida e na forma√ß√£o dos filhos, o grande amor por Cristo e pela Igreja. Foi assim que, ajudado pelo pai, S√£o Bas√≠lio Magno recebeu a primeira forma√ß√£o. Depois, passou por Constantinopla, chegando a estudar em Atenas e formar-se em ret√≥rica. A essa altura, mesmo tendo um cora√ß√£o bem semeado pelo Evangelho, ele come√ßou a buscar gl√≥rias humanas. √Č importante percebermos isso na hist√≥ria dos santos. Eles n√£o nasceram santos e n√£o foram obrigados a ser santos; aceitaram este desafio, mesmo que houvesse, em algum per√≠odo, um desvio. Mas a miseric√≥rdia do Senhor sempre nos dar√° uma nova change. Foi o que aconteceu com S√£o Bas√≠lico.

Ao conhecer o amigo S√£o Greg√≥rio Nazianzeno, S√£o Bas√≠lio conheceu Cristo mais profundamente e retomou a amizade com Jesus. Ele, que j√° era muito culto, direcionou todo o seu potencial para Aquele que √© a verdade, o Logus, o Verbo que se fez carne, Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador. Retirou-se por um tempo dali e p√īde viver uma vida de muita ora√ß√£o e penit√™ncia. Depois, foi inspirado a se aprofundar na vida erem√≠tica e tamb√©m na vida mon√°stica. Visitou o Egito, S√≠ria, Palestina e estudou ao ponto de, com seu amigo Nazianzeno, come√ßar uma comunidade mon√°stica.

Aconteceu que, diante da realidade na qual o Arianismo ? heresia que afirmava que Jesus Cristo n√£o √© Deus ? confundia muito as pessoas e ainda era apoida pelo imperador do Oriente chamado Valente. Enfim, que confus√£o doutrinal! Nesta altura, em Cesar√©ia, S√£o Bas√≠lio, em 370 d.C. foi eleito bispo, sucessor de um dos ap√≥stolos. Homem de caridade e de testemunho, ele p√īde combater e ver a verdade vencendo o Arianismo. O imperador n√£o colocava medo nesse homem cheio do Esp√≠rito Santo. S√£o Bas√≠lio tamb√©m tinha muitas obras, n√£o era apenas um homem de palavras; cidades de caridade surgiram por meio dele.

Ainda padre, ele já era um testemunho reconhecido, uma autoridade não só pela Igreja, mas pela vida. São Basílio Magno deixou uma riqueza de escritos e, principalmente, a certeza de que amigo de Jesus, felizes nós seremos. Em 379 d.C., ele partiu para o céu e intercede por nós.

São Basílio Magno, rogai por nós!

Missa em Ação de Graças os leigos voluntários da Basílica Santuário

Comemoração da Vocação do Leigo