12 de Janeiro

S√£o Bernardo

O santo de hoje nasceu no ano de 1605 em Corleone, Sicília, na Itália. Como é belo poder perceber o testemunho de hoje! Como a misericórdia de Deus fez maravilhas a partir do arrependimento!

S√£o Bernado foi crescendo numa vida longe do relacionamento com Deus e com a Igreja. Logo, distante de si e do amor aos irm√£os, o orgulho foi tomando conta do seu cora√ß√£o. Ent√£o, decidiu entrar para a vida militar; n√£o para servir a sociedade, mas para domin√°-la. De fato, ele estava longe de Deus. Resultado: numa das muitas discuss√Ķes que viraram briga, ele acabou num duelo, ferindo de morte um companheiro seu da vida militar. Foi neste momento tr√°gico de sua hist√≥ria que ele abriu o cora√ß√£o para Deus, pois sua consci√™ncia foi pesando. Embora ele tenha fugido e recorrido a um chamado ?direito de asilo?, n√£o foi preso, mas estava preso a uma vida de pecado. Quem poderia resgat√°-lo? Nosso Senhor Jesus Cristo, o Verbo encarnado que veio nos assumir na nossa fragilidade e nos revelar este amor que redime, que salva e √© a nossa esperan√ßa.

Assim, arrependeu-se e come√ßou a busca de uma vida em Deus, uma vida de Igreja, sacramental. Discerniu um chamado √† vida religiosa, buscou a fam√≠lia franciscana e ali tornou-se irm√£o religioso, fiel √†s regras. De fato, se antes expressava arrog√Ęncia, agora comunicava paz, penit√™ncia, luta contra o pecado.

Ele foi se santificando tamb√©m no servi√ßo ao pr√≥ximo. “Santidade sem servi√ßo aos outros pode ser apenas um ideal, mas, no concreto, esta luta, este bom combate √© para sermos melhores em Deus, melhores uns para os outros”.

Religioso, capuchinho, modelo de vida na pobreza, na castidade e na obediência. Este santo do século XVII nos convida, neste novo milênio, a sermos sinais no poder que a misericórdia divina tem de, com a nossa ajuda e nosso sim, fazer-nos santos.

São Bernardo, rogai por nós!

1¬ļ Dia do Tr√≠duo do Sagrado Cora√ß√£o de Jesus

2¬ļ Dia do Tr√≠duo do Sagrado Cora√ß√£o de Jesus