14 de Outubro

S√£o Calisto I

Os Papas da Igreja são por excelência os Príncipes do Cristianismo, e hoje lembramos um dos Príncipes da Fé que mais se destacou entre os primeiros Papas: São Calisto I.

Filho de uma humilde família romana, nasceu em 160. Administrador dos negócios de um comerciante, Calisto passou por grandes dificuldades, pois algo saiu de errado no trabalho, chegando a ser flagelado e deportado para a ilha da Sardenha, onde como condenação enfrentou trabalhos forçados nas minas, juntamente com cristãos condenados por motivos de fé.

Sem d√ļvida, com a conviv√™ncia com os crist√£os que enfrentavam o mart√≠rio, pois o Cristianismo era considerado religi√£o ilegal, Calisto decidiu seguir a Jesus. Mais tarde muitos crist√£os foram resgatados do ex√≠lio e a comunidade crist√£ o libertou.

O Santo de hoje colaborou com o Papa V√≠tor e depois como di√°cono ajudou o Papa Zeferino em Roma, pois assumiu, com muita sabedoria, a administra√ß√£o das catacumbas, na Via √Āpia, que eram aqueles cemit√©rios crist√£os, que se encontravam no subsolo por motivos de seguran√ßa, e tamb√©m serviam para celebra√ß√Ķes lit√ļrgicas, al√©m de guardar para a ressurrei√ß√£o os corpos dos m√°rtires e dos primeiros Papas.

Com a morte do Papa Zeferino, o Clero e o povo elegeram Calisto como o sucessor deste, apesar de sua origem escrava. Foi perseguido, caluniado e morreu mártir, quando acabou condenado ao exílio. Segundo a tradição mais segura, morreu numa revolta popular contra os cristãos e foi lançado a um poço.

Durante os seis anos de pastoreio zeloso e santo, S√£o Calisto I condenou a doutrina que se posicionava contra a Sant√≠ssima Trindade. At√© o seu mart√≠rio defendeu a Miseric√≥rdia de Deus, que se expressa pela Igreja, que perdoa os pecados dos que cumprem as condi√ß√Ķes de penit√™ncia, assim, combatia Calisto os rigoristas que condenavam os ap√≥statas ad√ļlteros e homicidas.

São Calisto I, rogai por nós!

Ultima sexta-feira do mês

Dia de S√£o Jer√īnimo - Dia da B√≠blia