12 de Agosto

S√£o Jo√£o Berchmans

Hoje, lembramos o jovem que viveu, durante apenas vinte e dois anos, numa total entrega e amor ao Cristo. São João Berchmans nasceu na Bélgica, em 1599, de família pobre, porém, rica na vida e nas virtudes cristãs.

Tocado pelo testemunho de paci√™ncia her√≥ica da m√£e diante da fatal enfermidade e, motivado pelo pai vi√ļvo, o qual abra√ßou o Sacerd√≥cio Cat√≥lico, ele come√ßou a estudar em um Col√©gio dos Jesu√≠tas at√© entrar na Companhia. Ao ser encaminhado para os estudos de Filosofia e Teologia de Malines para Roma, Jo√£o mostrou com a vida seu amor a M√£e de Deus lutando contra o pecado: “Antes, mil vezes morrer, do que cometer o mais leve pecado ou transgredir uma regra da Ordem”.

S√£o Jo√£o Berchmans que fez de sua vida comum sua maior penit√™ncia, pegou uma grave enfermidade a qual aceitou com alegria; por isso deitou-se no ch√£o, em sinal de humildade e recebeu os √ļltimos Sacramentos. Testemunha-se que – com o crucifixo, o livro da Regra e o ter√ßo apertados sobre o peito – disse: “S√£o estes os meus tr√™s tesouros, em cuja companhia quero morrer”, desta maneira √© que despedido de todos, foi para a Eternidade repetindo: “Jesus! Maria!”.

São João Berchmans, rogai por nós!



22

Jul

Visita da Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim à Cidade de São Sebastião do Passé

Local: São Sebastião do Passé

28

Jul

Encontro de formação para os voluntários sobre vocação e missão dos leigos

Local: Centro Comunit√°rio Senhor do Bonfim