13 de Setembro

São João Crisóstomo

Doutor da Igreja, Boca de Ouro, Alma de Anjo e Cora√ß√£o de Pai. √Č o santo que celebramos neste dia: S√£o Jo√£o Cris√≥stomo. Nascido de fam√≠lia distinta, em Antioquia no ano 348. Depois da morte do pai, sua jovem m√£e tratou de providenciar os melhores professores deste amado menino.

Jo√£o nasceu com alma mon√°stica, tanto que, por duas vezes passou anos no sil√™ncio do deserto; por causa da prec√°ria sa√ļde voltou da viv√™ncia religiosa mais retirada e em Antioquia foi ordenado sacerdote. Famoso devido ao seu dom de comunicar a Palavra de Deus, Cris√≥stomo n√£o demorou a abra√ßar a cruz do governo pastoral da diocese de Constantinopla, j√° que o imperador fez de tudo para isto.

Ao perceber a má formação do clero, entregue à ambição e à avareza, o santo começou a exigir vida de pobreza e simplicidade evangélica daqueles que precisavam ser exemplo para o rebanho.

Devido aos naturais atritos com o clero e fervorosas prega√ß√Ķes contra o luxo e imoralidades da vida social, S√£o Jo√£o teve problema com a imperatriz Eud√≥xia, que come√ßou o movimento causador dos seus dois ex√≠lios, sendo que no √ļltimo, os sofrimentos da longa viagem e os maus tratos foram mortais! Amado pelo povo e respeitado por todos, S√£o Jo√£o Cris√≥stomo morreu em 407 e deixou, al√©m do belo testemunho dos dez anos de pontificado, suas √ļltimas palavras as quais resumiram sua vida: “Gl√≥ria seja dada a Deus em tudo!”.

São João Crisóstomo, rogai por nós!

Jul

Visita da Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim à Cidade de São Sebastião do Passé

Local: São Sebastião do Passé

Jul