12 de Julho

S√£o Jo√£o Gualberto

São João Gualberto Com muita alegria nos deparamos com a santidade de vida de São João Gualberto, que pertenceu a uma nobre família de Florença, a qual muito bem o educou na cultura, porém, deixou falhas no essencial, ou seja, na vida religiosa. Por isso, facilmente, ele foi se entregando às liberdades perigosas e às vaidades do mundo.

Aconteceu que, com o assassinato do seu irm√£o, Jo√£o Gualberto ? como o pai ? revoltou-se a ponto de jurar o causador de morte; mas um certo dia, numa estreita estrada, Gualberto encontrou-se com o assassino desarmado, por isso arrancou sua espada para vingar o irm√£o, quando de repente a s√ļplica: “Por amor de Jesus que neste dia morreu por n√≥s, tem piedade de mim, n√£o me mates!”.

Era uma Sexta-feira Santa, e assim, tocado pela misericórdia de Deus, João Gualberto não só acolheu o malvado com seu perdão, mas também ao entrar numa igreja, recebeu aos pés do Crucificado a graça do perdão e a vida nova.

No processo de convers√£o de S√£o Jo√£o Gualberto, Deus o encaminhou √† vida religiosa, √† vida erem√≠tica e depois √† funda√ß√£o de uma nova Ordem, chamada de Vallombrosa, na qual S√£o Jo√£o Gualberto tornou-se pai do monges e modelo, j√° que, antes de entrar na Vida Eterna em 1073, com 73 anos partilhou para os irm√£os: “Quando quiserem eleger um abade, escolham entre os irm√£os o mais humilde, o mais doce, o mais mortificado”.

São João Gualberto, rogai por nós!

Ultima sexta-feira do mês

Dia de S√£o Jer√īnimo - Dia da B√≠blia