10 de Agosto

São Lourenço

Nós festejamos, neste dia, a vida de santidade e martírio do Diácono que nem chicotes, algozes, chamas, tormentos e correntes puderam contra sua fé e amor ao Cristo. Lourenço, espanhol, natural de Huesca, foi um Diácono de bom humor que servia a Deus na Igreja de Roma durante meados do Século III.

Conta-nos a hist√≥ria que S√£o Louren√ßo como primeiro dos Di√°conos tinha grande amizade com o Papa Sisto II, tanto assim que ao v√™-lo indo para o mart√≠rio falou: “√ď pai, aonde vais sem o teu filho? Tu que jamais ofereceste o sacrif√≠cio sem a assist√™ncia do teu Di√°cono, vais agora sozinho, para o mart√≠rio?”. E o Papa respondeu: “Mais uns dias e te aguarda uma coroa mais bonita!”. S√£o Louren√ßo era tamb√©m respons√°vel pela administra√ß√£o dos bens da Igreja que sustentava muitos necessitados.

Diante da persegui√ß√£o do Imperador Valeriano, o prefeito local exigiu de Louren√ßo os tesouros da Igreja, para isto o Santo Di√°cono pediu um prazo, o qual foi o suficiente para reunir no √°trio os √≥rf√£os, os cegos, os coxos, as vi√ļvas, os idosos… Todos os que a Igreja socorria, e no fim do prazo – com bom humor – disse: “Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte”.

Sentindo-se iludido, o prefeito sujeitou o santo a diversos tormentos, at√© coloc√°-lo sobre um braseiro ardente; S√£o Louren√ßo que sofreu o mart√≠rio em 258, n√£o parava de interceder por todos, e mesmo assim encontrou – no Esp√≠rito Santo – for√ßa para dizer no auge do sofrimento na grelha: “Vira-me que j√° estou bem assado deste lado”.

Roma cristã venera o santo espanhol com a mesma veneração e respeito com que honra seus primeiros Apóstolos. Depois de São Pedro e São Paulo, a festa de São Lourenço foi a maior da antiga liturgia romana. O que foi Santo Estevão em Jerusalém, isso mesmo o foi São Lourenço em Roma.

São Lourenço, rogai por nós!

Missa em Ação de Graças os leigos voluntários da Basílica Santuário

Comemoração da Vocação do Leigo