14 de Agosto

S√£o Maximiliano Maria Kolbe

Celebramos a santidade de vida daquele que enriqueceu o mundo e a Igreja ao tornar-se ap√≥stolo pela imprensa, cavaleiro da Imaculada Virgem Maria e m√°rtir da caridade. Raimundo Kolbe nasceu em 1894, na Pol√īnia, numa fam√≠lia oper√°ria que o introduziu no seguimento de Cristo e, mais tarde, ajudou-o entrar para a fam√≠lia franciscana, onde tomou o nome de Maximiliano Maria.

Ao ser mandado para terminar sua forma√ß√£o em Roma, Maximiliano, inspirado pelo seu desejo de conquistar o mundo inteiro a Cristo por meio de Maria Imaculada, fundou o movimento de apostolado mariano chamado ‘Mil√≠cia da Imaculada’. Como sacerdote foi professor, mas em busca de ensinar o caminho da salva√ß√£o, empenhou-se no apostolado atrav√©s da imprensa e p√īde, assim, evangelizar em muitos pa√≠ses, isto sempre na obedi√™ncia √†s autoridades, tanto assim que deixou o fecundo trabalho no Jap√£o para assumir a dire√ß√£o de um grande convento franciscano na Pol√īnia.

Com o in√≠cio da Segunda Grande Guerra Mundial, a Pol√īnia foi tomada por nazistas e, com isto, Frei Maximiliano foi preso duas vezes, sendo que a pris√£o definitiva, ocorrida em 1941, levou-o para Vars√≥via, e posteriormente, para o campo de concentra√ß√£o em Auschwitz, onde no campo de exterm√≠nio heroicamente evangelizou com a vida e morte. Aconteceu que diante da fuga de um prisioneiro, dez pagariam com a morte, sendo que um, desesperadamente, caiu em prantos:

“Minha mulher, meus filhinhos! N√£o os tornarei a ver!”. Movido pelo amor que vence a morte, S√£o Maximiliano Maria Kolbe dirigiu-se ao Oficial com a decis√£o pr√≥pria de um m√°rtir da caridade, ou seja, substituir o pai de fam√≠lia e ajudar a morrer os outros nove e, foi aceita, pois se identificou: “Sou um Padre Cat√≥lico”.

A 10 de Outubro de 1982, o Papa Jo√£o Paulo II canonizou este seu compatriota, j√° beatificado por Paulo VI em 1971.

São Maximiliano Maria Kolbe, rogai por nós!

Jul

Visita da Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim à Cidade de São Sebastião do Passé

Local: São Sebastião do Passé

Jul