07 de Janeiro

S√£o Raimundo de Pe√Īafort

Nasceu no castelo de Pe√Īafort, Barcelona, Espanha, no ano de 1175. Desde cedo, muito dedicado aos estudos, ele se especializou em Bolonha, na It√°lia, na universidade onde se tornou tamb√©m um reconhecido mestre. Deixou aquela realidade que tanto amava para obedecer ao Bispo de Barcelona que o queria como c√īnego. Ele prestou esse servi√ßo at√© discernir seu chamado √† vida religiosa, quando entrou para a fam√≠lia dominicana e continuou em v√°rios cargos de forma√ß√£o, mas aberto √† realidade e √†s necessidades da Igreja, onde exerceu o papel de te√≥logo do Cardeal-bispo de Sabina; tamb√©m foi legado na regi√£o de Castela e Arag√£o; depois, transferido para Roma, ocupou v√°rios cargos.

Ele n√£o buscava nem tinha em mente um projeto de ocupar este ou aquele servi√ßo, mas foi fiel √†quilo que davam a ele como trabalho para a edifica√ß√£o da Igreja. Na C√ļria Romana, quantos cargos ligados a Teologia, Direito Can√īnico! Um homem de prud√™ncia, de governo. Seu √ļltimo cargo foi de penitencieiro-mor do Sumo Pont√≠fice. Quiseram at√© escolh√™-lo como Arcebispo, mas, nesta altura, ele voltou para a Espanha; quis viver em seu convento, em Barcelona, como um simples frade, mas fossem os reis, o Papa e tantos outros sempre recorriam ao seu discernimento.

São Raimundo escreveu a respeito da casuística. Enfim, pelos escritos e pelos ensinos, ele investia numa ação de mestres e missionários, pois tinha consciência de que precisava de missionários bem formados para que a evangelização também fluísse. Ele não fez nada sozinho, contou com a ajuda de São Tomás de Aquino, ajudou outros a discernir a vontade do Senhor, como São Pedro Nolasco, que estava discernindo a fundação de uma nova ordem consagrada a Nossa Senhora das Mercês ? os mercedários. Homem humilde que se fez servo, foi escolhido como Superior Geral dos Dominicanos. Homem de pobreza, de obediência e pureza; homem de oração. Por isso, os santos como São Raimundo, um exemplo. Faleceu em Roma, em 1275; cem anos consumindo-se pela obra do Senhor.

S√£o Raimundo de Pe√Īafort, rogai por n√≥s!

Missa em Ação de Graças os leigos voluntários da Basílica Santuário

Comemoração da Vocação do Leigo