S√£o Silvestre

A Igreja deixou de sofrer as sanguin√°rias persegui√ß√Ķes e saiu da clandestinidade, no s√©culo IV, sob o imp√©rio do imperador bizantino Constantino, que se converteu √† f√© em Cristo. Desse modo, o cristianismo se expandiu livremente, tendo no comando da Igreja um papa √† altura para estrutur√°-lo como uma organiza√ß√£o eclesi√°stica duradoura. Era Silvestre I, um romano eleito em 314. Tanto assim que sobreviveu a muitas outras turbul√™ncias para chegar, triunfante, ao terceiro mil√™nio. Embora o imperador Constantino tenha deixado florescer a semente plantada pelos ap√≥stolos de Jesus, ap√≥s anos de persegui√ß√Ķes e ter feito tantos m√°rtires, o cristianismo ainda n√£o estava em completa paz. At√© o imperador convertido foi convocado para ajudar a manter a paz da Igreja, e ele obedeceu ao papa Silvestre I. Quando irrompeu o cisma na √Āfrica, o imperador usou sua autoridade para manter a paz, inclusive para o Imp√©rio. Al√©m disso, foi orientado a ser o autor da convoca√ß√£o do Conc√≠lio de Nic√©ia, o primeiro da Igreja, em 325, no qual a Igreja de Roma saiu vencedora, aprovando o credo contra a heresia ariana. Tudo isso acontecia com o papa Silvestre I j√° bem idoso. Como n√£o ag√ľentaria a viagem, mandou representantes √† altura para que a Igreja se firmasse no encontro: o bispo √ďsio, de C√≥rdoba, e mais dois sacerdotes assessores. Como havia harmonia entre o papa e Constantino, a Igreja conseguir bons resultados tamb√©m no s√≠nodo. Recebeu um forte apoio financeiro para a constru√ß√£o de valiosos edif√≠cios eclesi√°sticos, que tamb√©m marcaram o governo desse papa. A constru√ß√£o mais importante, sem d√ļvida, foi a bas√≠lica em honra de s√£o Pedro, no monte Vaticano, em Roma. O local era um antigo cemit√©rio pag√£o, o que fez aumentar muito a import√Ęncia e o significado de a constru√ß√£o dedicada a Pedro ter sido feita ali. Quem descobriu isso foi o papa Pio XII, comandando escava√ß√Ķes no local em 1939. Outra foi a Bas√≠lica de S√£o Paulo Extra-Muro, e tamb√©m a dedicada a s√£o Jo√£o, em Roma. Tamb√©m por causa de Silvestre, Constantino patrocinou √† Igreja um ato hist√≥rico e de muita relev√Ęncia para a humanidade e o catolicismo: doou seu pr√≥prio pal√°cio Lateralense, para servir de moradia para os papas, e toda a cidade de Roma e algumas outras vizinhas para a Igreja. Mas esses atos n√£o ocorreram porque Constantino tinha-se convertido ou por interfer√™ncia de sua m√£e Helena: o grande m√©rito se deve ao trabalho do papa Silvestre I. Podemos analisar melhor com a atitude de Constantino, que nunca se deixou batizar. A convers√£o total veio no leito de morte, quando pediu o batismo e recebeu a comunh√£o. Constantino est√°, agora, inclu√≠do no livro dos santos, ao lado de sua m√£e. Quanto ao papa s√£o Silvestre I, morreu em 335, depois de ter permanecido no trono de Pedro durante vinte e um anos, e produzido tantos e bons frutos para o cristianismo. No ano seguinte ao da sua morte, come√ßou a ser dedicada a s√£o Silvestre uma festa no dia 31 de dezembro, enquanto, no Oriente, ele √© celebrado dois dias depois.

Missa em Ação de Graças os leigos voluntários da Basílica Santuário

Comemoração da Vocação do Leigo